Quais substâncias do dia a dia podem irritar a garganta e causar tosse?


  • +A
  • -A

A tosse, um dos sintomas da gripe e do resfriado, é um mecanismo utilizado pelo organismo para expulsar micro-organismos e substâncias estranhas presentes no sistema respiratório e que poderiam causar problemas à saúde, como irritar a garganta. É por isso que, apesar de incômoda, ela é parte importante dos sistemas de defesa do corpo.

 

Poeira, fuligem e até produtos de limpeza podem causar tosse

 


“Entre essas substâncias que causam tosse, podemos citar o pó doméstico, fungos, fuligem, serragem e produtos de limpeza”, afirma a otorrinolaringologista Cristiane Mayra Adami. “Também podemos destacar medicamentos que provocam tosse, como anti-hipertensivos, betabloqueadores e anti-inflamatórios não hormonais”. Segundo a médica, a tosse também pode ser resultado de variações de temperatura do ar inalado.

O clima seco, associado a bebidas muito quentes ou muito frias, também pode irritar a garganta, o que pode ser evitado com a hidratação adequada e o consumo de alimentos em temperatura morna. O contato com a fumaça do cigarro também é capaz de provocar tosse. Procure se manter à distância e, claro, abandonar o vício caso também seja fumante.

 

Manter a casa limpa evita irritações na garganta

 


Existem ainda outras medidas que ajudam a aliviar a tosse e a sensação de garganta irritada, como o uso de medicações antitussígenas e antialérgicas. Manter a casa limpa, livre de poeira, ácaros e mofo é importante para prevenir a tosse, assim como o gargarejo com água morna e o consumo de própolis, gengibre e menta podem aliviar o sintoma.

No entanto, é importante ficar atento à evolução do quadro, já que a tosse pode ser o primeiro sintoma de uma reação alérgica mais grave a alguma dessas substâncias. “Outros sintomas como espirros, edema facial, congestão nasal, lacrimejamento excessivo, falta de ar com chiado torácico e coceira localizada em diversos lugares do corpo podem estar presentes numa reação alérgica”, alerta a especialista.

 

Dra. Cristiane Mayra Adami é otorrinolaringologista, especialista em cirurgia cérvico-facial e atende em Catanduva (SP). CRM-SP: 121706 – www.facebook.com/dracristianeadami

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
cigarro
dor-de-garganta
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais substâncias do dia a dia podem irritar a garganta e causar tosse?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.