Existem sinais na tosse que podem indicar doenças sérias?


  • +A
  • -A

Apesar da tosse ser um reflexo, um mecanismo de defesa do corpo para expulsar qualquer elemento que esteja causando irritação ou tentando penetrar no interior das vias respiratórias, ela pode sim indicar a presença de doenças. Um sinal disso é quando a tosse dura dias ou semanas. Como o problema pode ser desencadeado por diversos fatores, nem sempre seu origem é facilmente detectado.

“Elas podem ser secas ou produtivas, isto é, expectorar catarro. Geralmente a seca está ligada a algum problema irritativo ou alérgico. As tosses que produzem secreção habitualmente estão ligadas a alguma infecção. Aquelas que durarem mais que quatro semanas podem indicar suspeita de tuberculose, assim como as que apresentam expectoração de sangue. Nesses casos, a procura pelo médico deve ser rápida”.

Doenças que causam a tosse persistente


Existem várias causas para a tosse persistente, ou seja, aquela que continua por semanas ou meses. Uma delas é a alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar. Causas alérgicas indicam a presença de alguma doença, sendo que as principais e mais comuns são: asma brônquica, rinite alérgica e sinusite alérgica.

“A doença do refluxo gastroesofágico é outra causa importante de tosse persistente. O curioso é que, geralmente, o paciente nem imagina, pois em grande parte das vezes não ocorrem sintomas digestivos. Mais doenças que causam a tosse persistente: fibrose pulmonar, bronquiectasias e DPOC”.

Diagnosticando e tratando as doenças de base da tosse


Como as causas da tosse são diversas, seu tratamento será feito de acordo com o que desencadeou o quadro. Então, podem ser adotados os mais variados métodos para aliviar os sintomas envolvidos. O importante é que o diagnóstico seja feito o quanto antes, para que as chances de recuperação rápida sejam mais altas. “Quanto mais precoce se realiza o diagnóstico das doenças respiratórias e se inicia o tratamento, maiores as chances de cura ou de controle das doenças crônicas”, avisa Dr. Mauro.

Dr. Mauro Gomes é especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e chefe da equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo. CRM-SP: 59917 –www.drmaurogomes.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Existem sinais na tosse que podem indicar doenças sérias?"

EUTALIA .MARIA MILANEZ

MUITO agradecida ,por suas explicações. Foi bem explicativas . Vou buscar atendimentos Médicos pós eu estou expelido uns raios de sangue junto ao catarro quando sou o nariz. Perdões por escrever mau não tenho estudos suficientes para tal . MAIS eu amei em mi comunicar com os sábios Dra! Há este sangramento comesou agora quando fui sou ar as narinas . Mais um motivo de minhas preocupações Dês de já sou muito grata aos sábios da saúde Muito boa tarde aos sábios Drs Kiss

Cuidados Pela Vida

Olá Eutalia! Obrigado pelos elogios. Não é porque você não tem “muito estudo” que não pode se informar, não é mesmo? Todos nós temos o direito e é sempre bom aprender mais. No seu caso, eu te aconselho a procurar um posto médico, pois sangramento no nariz não é normal. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.