Quais são os principais sintomas da pneumonia?


  • +A
  • -A

A pneumonia é uma infecção inflamatória provocada por agentes infecciosos, entre eles vírus e bactérias, que penetram no sistema respiratório, se instalam nos pulmões e atingem também os alvéolos pulmonares. Os sintomas do problema podem ser mais graves em crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa.

Tosse e febre alta estão entre os sintomas da pneumonia


Um dos principais sintomas da pneumonia é a presença de catarro grosso e amarelado. “Muitas vezes o catarro fica amarelo por causa do acúmulo de glóbulos brancos no muco. Isso pode significar infecção ou alergia, uma vez que quadros alérgicos aumentam os eosinófilos no muco, que são os glóbulos brancos da alergia”, afirma o pneumologista Ciro Kirchenchtejn.

De modo geral, a pneumonia também pode provocar febre alta, dor no peito, fraqueza, mal-estar, náuseas e vômito. Tosse seca, assim como tosse com catarro esverdeado, também podem estar presentes em casos da infecção. Segundo o especialista, a pneumonia surge frequentemente como uma complicação de um quadro de gripe que não recebeu o tratamento adequado.

Vacina pode evitar casos de pneumonia


Como principal forma de prevenção, o profissional recomenda a vacinação: “As vacinas para Pneumococo protegem as pessoas do agente que mais frequentemente provoca as pneumonias. Está no calendário de vacinação das crianças e os adultos vulneráveis devem tomá-la também”.

O paciente pode necessitar de internação quando o caso for grave. Nesta situação, a pneumonia pode causar baixa oxigenação do sangue, confusão mental e dificuldade para respirar, além de atrapalhar o bom funcionamento dos rins e provocar alterações na pressão arterial.

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo. CRM-SP 50579

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-no-peito
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os principais sintomas da pneumonia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.