Por que a tosse se torna mais comum no inverno?


  • +A
  • -A

É provável que você já tenha reparado que as pessoas acabam tossindo e espirrando mais durante o inverno. Este sintoma é um reflexo natural para expulsar substâncias e microrganismos de dentro do organismo, desde poeira até vírus e bactérias. Segundo o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, existe uma explicação para a maior presença do sintoma.

Doenças que provocam tosse são mais frequentes no inverno


“Durante o inverno, alguns problemas de saúde se tornam mais comuns, devido ao frio, à poluição e a mudanças comportamentais. Gripes e resfriados, além de crises de asma e rinite são desencadeados ou piorados pela mudança climática”, afirma o especialista. O que acontece é que a tosse é um dos principais sintomas dessas condições.

Existem alguns grupos que são mais vulneráveis às doenças típicas de inverno, às mudanças de tempo e que, consequentemente, apresentam mais tosse, como explica Kirchenchtejn: “Crianças e idosos, devido à ineficiência do sistema imunológico, portadores de doenças crônicas, como câncer e diabetes, e pessoas que vivem em situação de risco são exemplos”.

Fenômeno da inversão térmica pode piorar a tosse


Durante os meses de inverno, existe ainda um outro fator climático que torna a tosse ainda mais frequente nas grandes cidades. “Em São Paulo, é comum o fenômeno da inversão térmica, quando partículas de poluentes, além de gases tóxicos, como derivados de enxofre e nitrogênio, se acumulam no ar e aumentam o risco de piora de quadros alérgicos, como asma e rinite”, alerta o pneumologista.

Para evitar a tosse, é preciso adotar cuidados capazes de proteger o corpo das doenças típicas do inverno. Andar bem agasalhado, beber bastante água e se alimentar bem, lavar as mãos ao chegar da rua e ao comer e manter a casa limpa são medidas fundamentais. A vacina contra a gripe é eficiente e segura e deve ser tomada antes do início do inverno.

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo. CRM-SP 50579

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que a tosse se torna mais comum no inverno?"

MAURO FERNANDES DE CARVALHO

EU COMO MORADOR DO SUL DO PAIZ,ESTOU ACOSTUMADO A ENFRENTAR AS MUDANÇAS RADICAIS DE TEMPERATURA,AS VEZES ALIMENTAÇAO INADEQUADA E A FALTA DE REPOSIÇAO DE VITAMINAS E MINERAIS NEM SEMPRE PRESENTE NAS REFEIÇOES RAPIDA COM ISSO OCORRE QUEDA DE IMUNIDADE ,ABRIND PORTAS PARA OS PROBLEMAS RESPIRATORIOS, COMO GRIPE ,RESFRIADO E AS ALERGIAS RESPIRATORIAS ,COMO ASMA,RINITE ENTRE OUTRAS, SEM MAIS, MAURO FERNANDES DE CARVALHO TECNICO EM FARMACIA,GERENTE E ATENDENTE,CURITIBA PR

teresa

há um ano tusso sem parar. tenho todas as doenças citadas. Me trato. Vou ao pneumo 40 /40 d. Minha tosse foi chamada de coquelucoide .Sou empurrada de especialista . Está ocorrendo igual ao ano passado. chega set /out. melhoro.Medida radical : mudar de cidade. A verdade é esta…..P fv digam isso….

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.