Nariz sangrando: O clima frio e seco pode resultar no problema?


  • +A
  • -A

Sangramentos no nariz podem ser bastante incômodos. Este sintoma é chamado no meio médico de epistaxe e pode ser causado por diversos fatores. Um deles é o clima frio e seco. “Uma vez que o nariz tem, entre outras, a função de umidificar o ar, no tempo seco, o tecido que reveste o nariz, chamado de mucosa nasal, perde parte da umidade para o ar e fica ressecado”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Baixa umidade pode causar sangramentos no nariz


O ressecamento da mucosa nasal predispõe a sangramentos, que acontecem a partir de pequenos vasos localizados na mucosa, principalmente na parte da frente do septo, que é mais mole. O clima seco também pode provocar a formação de casquinhas que facilitam o sangramento, principalmente ao serem cutucadas.

Na maioria dos casos, a epistaxe é fácil de controlar, bastando inclinar a cabeça para frente e pressionar o nariz com gaze, algodão ou com os dedos durante alguns minutos, respirando pela boca. Como forma de prevenção contra sangramentos durante o inverno, o profissional recomenda a utilização de soro fisiológico para hidratar o nariz.

Utilize umidificadores de ar para evitar o ressecamento do nariz


Quando o tempo estiver muito seco, umidificadores de ar são muito úteis. O paciente pode fazer uma nebulização ou colocar uma bacia com água no quarto. Até mesmo evitar cutucar o nariz com o dedo e evitar assuá-lo com muita força são atitudes que podem ajudar a prevenir a epistaxe.

No entanto, se o problema for frequente ou muito intenso, é necessário procurar um especialista. “Há condições mais sérias que podem ser causa de sangramento nasal. Em casos persistentes, sugere-se a avaliação por um otorrinolaringologista”, alerta Garchet. Entre as possíveis causas estão leucemia, insuficiência renal e hepática.

Dr. Henrique Garchet é otorrinolaringologista, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF) e membro efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. CRM-MT: 7805

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Nariz sangrando: O clima frio e seco pode resultar no problema?"

Rodrigo Costa

Olá bom dia meu nariz está sangrando nos últimos 5dias e toda manhã quando vou lava rosto,vou usar o nariz sai sangue pisado,tem uma casquinha bem no começo nariz esse tempo seco q pode estar causando esse sangramento obrigado

Cuidados Pela Vida

Olá Rodrigo, esse ressecamento pode ser reflexo do tempo sexo, mas recomendo que você procure um médico para se certificar, ok?
Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.