Nariz entupido: por que às vezes respiramos só de um lado?


  • +A
  • -A

Você sabia que, para a maior parte das pessoas, o fluxo de ar que passa por cada uma das narinas não é o mesmo? Por ser bem pouco perceptível, essa diferença não provoca incômodos nem falta de ar e não surge porque o nariz está entupido. Sua verdadeira causa é a existência de um mecanismo do corpo que recebe o nome de ciclo nasal.

 

Ciclo nasal reduz passagem de ar pelas narinas

 


“As fossas nasais apresentam um ciclo natural de congestão e descongestão alternantes em cada lado do nariz, a cada três ou quatro horas. Esse ciclo está presente em 80% das pessoas e pode provocar a sensação de menor fluxo de ar em uma das narinas, principalmente ao deitar”, explica a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli.

O mecanismo foi descrito inicialmente pelo médico alemão Richard Kayser, no fim do século XIX. A alternância entre as narinas acontece por causa da variação da predominância dos sistemas simpático e parassimpático e se modifica durante a gravidez e quando uma pessoa desenvolve uma infecção, como gripes e resfriados.

O nariz atua na filtração, no aquecimento e na umidificação do ar respirado. Uma das funções do ciclo nasal é evitar que essa passagem constante de ar resseque as narinas e facilite quadros infecciosos. Alguns fatores, no entanto, podem alterá-lo. “A idade, postura, exercícios físicos, temperatura do ar e fatores hormonais também podem influenciar na respiração”, afirma Luísi.

 

Infecções e alergias podem provocar respiração por só uma narina

 


Além deste mecanismo normal, quadros alérgicos, corpos estranhos, tumores e alterações anatômicas também podem provocar a sensação de nariz entupido em uma ou nas duas narinas. “Caso esta obstrução seja persistente, é indispensável a avaliação médica para identificar a natureza do problema e tratá-lo de forma adequada”, alerta Luísi. Para casos mais simples, a
higiene nasal pode ajudar a desentupir o nariz.

 

Dra. Luísi Rabaioli é otorrinolaringologista, formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e atende em Novo Hamburgo (RS). CRM-RS: 36861

 

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Nariz entupido: por que às vezes respiramos só de um lado?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.