A higiene nasal é recomendada para todas as idades?


  • +A
  • -A

O acúmulo de secreções no nariz pode parecer, para algumas pessoas, apenas uma situação desagradável, mas a verdade é que essas grandes quantidades de muco acabam favorecendo o desenvolvimento de infecções respiratórias. Uma forma de prevenir esse problema é fazer a higiene nasal, indicada para pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos.

Seringa de ponta longa pode machucar crianças pequenas durante higiene nasal


Quando a limpeza do nariz for realizada em crianças, é importante prestar atenção em alguns detalhes para tornar o processo eficaz e, ao mesmo tempo, diminuir o desconforto nos pequenos. O primeiro deles é a escolha do
dispositivo utilizado para a higienização, que pode ser uma seringa, um spray ou um conta gota.

“Existem basicamente dois tipos de seringas: com um bico longo e com o bico em rosca. Nos pequenos mais rebeldes, a ponta longa pode esbarrar contra o septo nasal e causar dor, o que irá assustar e dificultar a aceitação da lavagem”, destaca a otorrinolaringologista Isabela Oliveira. Para eles, prefira as de ponta em rosca.

Quantidade de soro utilizada para limpar o nariz varia com a idade


Outro cuidado que deve ser tomado é avaliar a quantidade ideal de soro fisiológico para a limpeza, como diz a médica: “A quantidade de soro a ser usada depende muito do tamanho da criança, da quantidade de secreção que ela apresenta e da tolerância ao procedimento e tudo isso deve ser conversado com seu otorrino”. A profissional aconselha a começar com pouco soro, como 0,5 a 1ml em cada narina e com pouca pressão.

A higiene nasal também deve ser feita na terceira idade que, assim como a infância, é uma faixa etária mais suscetível a doenças respiratórias, como gripes, resfriados, sinusites e rinites, e as suas complicações. O idoso pode limpar o nariz sozinho, mas em alguns casos, será necessário ter alguém para ajudá-lo. Permanecer sentado é a melhor opção, aplicando o soro no canto do nariz quantas vezes forem necessárias e sem medo de engoli-lo.

Dra. Isabela Oliveira é otorrinolaringologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 29507

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A higiene nasal é recomendada para todas as idades?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.