Gripe: quanto tempo costuma durar o tratamento da tosse nessa doença?


  • +A
  • -A

A gripe é uma infecção respiratória provocada pelo vírus Influenza. Este vírus invade o organismo por meio da inalação de gotículas de muco que ficam no ar, mas também podem ser contraídos pelo contato com objetos contaminados, como maçanetas de portas e corrimãos. Junto à coriza e à dor de garganta, a tosse é um dos principais sintomas da gripe.

Tosse pode demorar duas semanas para desaparecer


“A gripe provoca tosse, geralmente seca, febre alta e
dores pelo corpo. A tosse costuma durar de alguns dias a algumas semanas”, explica o pneumologista Ciro Kirchenchtejn. Em quadros mais simples, é comum o desaparecimento dos outros sintomas em até sete dias, enquanto a tosse pode permanecer por até duas semanas.

O tratamento da gripe prioriza o alívio dos sintomas. “Em geral, pacientes com gripe recebem medicamentos que são antivirais e abreviam os sintomas da infecção, inclusive a tosse”, indica o médico, que também recomenda uma hidratação adequada. Analgésicos e antitérmicos ajudam a reduzir a dor e a febre. Além disso, a alimentação nutritiva também ajuda o corpo a reagir.

De acordo com Kirchenchtejn, pacientes com rinite e asma costumam ter exacerbações de suas doenças quando contraem a gripe e precisam receber medicamentos específicos para tratá-las. A melhor maneira de prevenir essa piora no quadro de saúde é se vacinar contra a gripe, especialmente antes do inverno.

Tossir sem cobrir a boca ajuda a espalhar vírus da gripe


O ato de tossir pode eliminar partículas contaminadas com o vírus da gripe, ajudando a propagar a infecção. No entanto, alguns hábitos, conhecidos como etiqueta da tosse, podem ajudar a evitar que isso aconteça. O mais importante é cobrir a boca com um lenço, quando possível, ou com a parte interna do braço e não se esquecer de
lavar as mãos com frequência, especialmente se usá-las para conter a tosse.

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordena o Instituto Respirar, em São Paulo. CRM-SP 50579

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Gripe: quanto tempo costuma durar o tratamento da tosse nessa doença?"

Fernando

Infelizmente a industria farmacêutica impede que a verdade seja dita, mas a gripe e os sintomas são facilmente combatidos apenas com muita água (muita mesmo) e alimentação nutritiva. Antes de descobrir isso, minhas gripes e tosses duravam de 10 a 15 dias. Hoje não passam de 3 dias e sem tosse.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.