Gargarejo é uma boa ideia contra a garganta inflamada? Por que?


  • +A
  • -A

Quando as pessoas ficam com a garganta inflamada, costumam utilizar diversos métodos para lidar com o problema. Além dos medicamentos específicos para a inflamação local, há compostos caseiros destinados ao gargarejo. Simples e eficazes, eles são ótimas alternativas para complementar o tratamento.  

Causas da garganta inflamada

Várias fatores podem irritar a garganta e, portanto, seu tratamento deve ser estabelecido de acordo com a causa. “Agentes químicos, alergênicos (poeira, pólen, ácaros), infecções diversas (vírus, bactérias e fungos) e refluxo gastroesofágico, são exemplos das causas da inflamação na garganta. A partir do diagnóstico dá para programar o tratamento e o prognóstico desta afecção”, explica o pneumologista Alexandre Kawassaki.

Tipos de gargarejo para garganta inflamada

“Em geral, o gargarejo é sim considerado uma boa ideia contra a garganta inflamada, principalmente porque em muitas vezes se nota alívio da dor após o gargarejo”, avalia Kawassaki. Recomenda-se que os gargarejos sejam feitos utilizando-se água morna com sal, água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica.

Os gargarejos feitos com essas substâncias são ótimos para garganta inflamada porque possuem ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos. Enquanto os sintomas persistirem, é recomendado que sejam feitos, ao menos, dois gargarejos por dia.

“Antissépticos orais servem para manter a higiene local; solução com água, vinagre e sal ajuda a aliviar a dor e inflamação; alguns medicamentos específicos podem atuar diretamente contra o agente causador, como a nistatina, nos casos de candidíase”. Quando há pus na garganta, fica mais difícil fazer o gargarejo e por isso os antibióticos passam a ser mais aconselhados.

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki é pneumologista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui doutorado em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua na Clínica de Doenças Respiratórias Avançadas (CDRA). CRM: 117.803 – http://www.cdra.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Gargarejo é uma boa ideia contra a garganta inflamada? Por que?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.