O excesso de tosse pode causar lesões na garganta?


  • +A
  • -A

A garganta eventualmente sofre lesões, o que se deve a fatores diversos, tais como forçar demais a voz ou engolir um objeto que a corte por dentro. O excesso de tosse também pode contribuir nesse sentido. Contudo, de acordo com o pneumologista Alexandre Kawassaki, a ocorrência dessas lesões pela tosse constante é incomum.

“Durante a tosse fazemos um grande esforço no tórax, de forma que o ar sai sob alta pressão dos pulmões. Caso haja uma mucosa mais fragilizada na garganta, esse ar passando em alta velocidade pode causar pequenas escoriações e sangramentos”. Mesmo que isso não ocorra com tanta frequência, é possível, então deve-se ter cuidado.

Tosse não causa lesões graves na garganta


Ainda segundo o pneumologista, a tosse por si só não é capaz de causar lesões mais sérias ou até irreparáveis à garganta. Entretanto, a causa da tosse pode sim causar uma lesão grave. “Como exemplos podemos citar os tumores de garganta, tuberculose laríngea, abscessos, dentre outros tantos”.

Amenizando as lesões na garganta


O médico explica que a tosse é um mecanismo de defesa do organismo e, em geral, não deve ser inibida, especialmente quando é produtiva (com presença de muco). Todavia, nos casos em que a tosse causa lesões à garganta, o uso de remédios passa a ser uma alternativa. “Quando a tosse é seca e irritativa os antitussígenos podem ser utilizados”.

Para que essas lesões sejam aliviadas e a integridade da garganta se mantenha preservada, o especialista aconselha ao paciente adotar uma medida bem simples em sua rotina. “Deve-se manter a garganta sempre hidratada. Para evitar ressecamentos, orienta-se beber bastante líquido e usar pastilhas”.

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki é pneumologista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui doutorado em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua na Clínica de Doenças Respiratórias Avançadas (CDRA). CRM: 117.803 – http://www.cdra.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O excesso de tosse pode causar lesões na garganta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.