Engolir catarro faz mal? A gripe ou resfriado pode piorar?


  • +A
  • -A

Quando um indivíduo está com gripe ou resfriado seu organismo fabrica muco, substância popularmente conhecida como catarro. Como o muco transita pelas vias respiratórias, engoli-lo acaba sendo normal, até porque nem sempre as circunstâncias permitem às pessoas expeli-lo. Mas será que há algum problema nisso?

“Não há problemas em engolir catarro. Na verdade, fazemos isso grande parte das vezes, apenas não notamos. Essa secreção é completamente destruída no estômago e no intestino. Portanto, tal prática não deverá piorar quadros de gripe ou o resfriado”, afirma o pneumologista Alexandre Kawassaki.

Importância de colocar o catarro para fora


Os seres humanos ingerem muco o tempo todo, mesmo que em quantidades pequenas, pois a secreção desce pela garganta por meio da ação da gravidade ou dos cílios (espécie de filtros) existentes na mucosa nasal. Contudo, engoli-lo em excesso não é recomendado, pois assim ele irá demorar mais a sair do corpo.

Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo. “É essencial expelir a secreção das vias aéreas, mas não há problemas em engoli-las. O acúmulo de secreção pode causar sibilância (chiadeira), falta de ar e até predispor infecções mais graves, como pneumonia”.

Características do catarro


O muco é composto por água, proteínas e restos celulares produzidos pelo revestimento respiratório que protege o corpo do ataque de microrganismos. Ele está sempre circulando pelo organismo e se renovando, mesmo quando a pessoa não está doente. Quando o catarro é notado e permanece assim por mais de uma semana, ele geralmente será eliminado apenas após a ação de antibióticos receitados por médicos.  

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki é pneumologista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui doutorado em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua na Clínica de Doenças Respiratórias Avançadas (CDRA). CRM: 117.803 – http://www.cdra.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Engolir catarro faz mal? A gripe ou resfriado pode piorar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.