Existem doenças que podem causar tosse seca? Quais?


  • +A
  • -A

A tosse é um mecanismo de defesa do corpo, um reflexo que visa expulsar das vias aéreas qualquer substância ou micro-organismo que tenha provocado irritação. A tosse pode ser produtiva, quando há presença de muco, ou seca, quando não há muco. É preciso ficar atento à persistência da tosse seca. O sintoma pode indicar uma doença em desenvolvimento.

 

Tosse seca é um dos sintomas da insuficiência cardíaca

 


“A tosse pode ter origem psicogênica, da esfera do otorrinolaringologista, dos brônquios, do tecido pulmonar e da pleura, que é uma capa que envolve os pulmões, como pode ser causada pela insuficiência cardíaca e pela pericardite”, afirma o pneumologista Ciro Kirchenchtejn.

Alguns medicamentos também podem causar tosse, em geral seca. Entre eles estão colírios e medicações para angina, hipertensão e arritmia cardíaca. O sintoma pode estar presente até mesmo em doenças digestivas. “O refluxo gastroesofágico, mesmo sem causar azia ou dor no peito, pode ter a tosse como único sintoma”, explica o especialista.

 

Alergias podem provocar tosse seca

 


A tosse seca também costuma ser sintoma de doenças alérgicas, como a sinusite e a rinite alérgica, especialmente nos meses frios do outono e do inverno. A tosse surge por causa do contato com poeira, ácaros, mofo, pelos de animais e poluição e pode ser persistente caso o indivíduo permaneça na presença destes alérgenos.

Kirchenchtejn lembra ainda que o tabagismo provoca tosse crônica em 50% dos fumantes. Apesar de ser um sintoma comum, a tosse não deve ser vista como normal se for duradoura. “Qualquer tosse que perdure ou que seja muito intensa requer uma extensa consulta médica para detectar a causa e identificar o tratamento adequado”, conclui o profissional.

 

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordena o Instituto Respirar, em São Paulo. CRM-SP 50579

 

Foto: Shutterstock

TAGS
cigarro
dpoc
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Existem doenças que podem causar tosse seca? Quais?"

David Vinicius

Minha tosse ta atacandando só a noite não ta me deixando dormir direito, minha garganta parece ta com um caroso ? Ja tem uns dois dias que to assim de dia nem tosse mais de noite nem durmo..

Cuidados Pela Vida

Olá David, a tosse persistente pode ser sinal de alguma doença ou alergia. Recomendo que você procure um médico para verificar se está tudo em ordem, ok?

Allana

Sempre soube que eu tinha Rinite Alérgica, mais não que a tosse seca também poderia estar relacionada a ela, muito obrigada pela informação.

keys

Olá.. tenho filho de 1 ano e 4 mes, teve peneumonia 2 vezes a ultima agora faz 2 mes.. foi passado tratamento por bombinha usando seretide estes ultimos 4 dias ele tose muito quando acorda e quando chega a noite sera q tem aver com o remedio.. ele ja esta tomando antibiotico xarope e pouco resolvel.. nao vejo a hora dele estar melhor.. oque posso fazer mais???

Zilma

Bom dia, minha mãe tem 82 anos e tem 1 ano e meio que ela tosse sem parar durante o dia e a noite, toma os antialérgicos mas a tosse não para, no local onde mora é bem arejado, não tem animais, a casa é nova não tem mofo, não sei o que causa tanta tosse, toma várias vacinas antialérgicas , parece uma gripe mal curada, já fez um tratamento antialérgico uma época .Durante a noite piora, o que sugere que ela possa tomar, ou que devemos providenciar pra que amenise um pouco a tosse, pois ela já é idosa e fica muito cansada. Além de que, ela fica com muita dificuldade de respirar.

Cuidados Pela Vida

Oi Keys, infelizmente não temos como esclarecer sua dúvida pois o medicamento Seretide não é fabricado pelos Laboratório Aché e Biosintética.

Cuidados Pela Vida

Olá Zilma, é complicado diagnosticar sua mãe apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

ary moreira gomes 81 anos de idade

boa tarde eu agladeço todos e mai sofro de arretimia caedica acompanhada com desse seca acho que vo more com essa doenssa

Cuidados Pela Vida

Oi Ary, qualquer tosse que perdure ou que seja muito intensa requer uma extensa consulta médica para detectar a causa e identificar o tratamento adequado. Abraços.

Raimunda

Boa noite.Estou com uma tosse crônica desde abril.Ja fui em clinico geral,pneumologista,alergista,otorrinolaringologista e por ultimo um gastro todos passaram medicamento e eu usei,mas a tosse continua e com um agravante agora tambem durante o dia ,nao sei mas o que fazer.Sinto ate dor no peito e nas costa de tanto tossir e tenho uma secreçao interna que nao para de descer pala garganta.E ai o que eu faço??

Cuidados Pela Vida

Olá Raimunda, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.