A cor do catarro pode indicar a gravidade de uma doença respiratória?


  • +A
  • -A

As temperaturas mais baixas, típicas do outono e do inverno, propiciam o aumento do número de casos de doenças respiratórias, como a gripe e o resfriado. Junto à tosse e ao espirro, outro sintoma bastante comum desses problemas de saúde é a produção de catarro. Sua presença em quantidades adequadas não é sinal de problema, mas alterações na cor, no cheiro e na consistência podem mostrar que o paciente está com uma doença respiratória.

O catarro normalmente não tem cor


Em um organismo saudável, o catarro não tem cor, mas as cores vermelha e rosa e a presença de sangue podem indicar problemas graves, como pneumonia e câncer de pulmão. Já o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia. Há ainda o catarro de coloração marrom, provocado pelo contato com a poluição do ar e também por um tipo de pneumonia cujo responsável é um fungo.

“Na maioria das vezes, a cor amarela ou verde do catarro indica a presença de uma infecção e a necessidade de tratamento”, explica o pneumologista Mauro Gomes. Quando estiver verde, o catarro é indício de uma infecção bacteriana, como amigdalite e pneumonia, mas se estiver amarelado, indica o desenvolvimento de rinite, sinusite e laringite.

Catarro com cheiro ruim pode ser sinal de infecção


O cheiro e a consistência da substância também podem revelar uma doença respiratória em desenvolvimento. Para que seja transportado, o catarro deve ser um pouco espesso, mas a viscosidade em excesso pode indicar uma infecção. Geralmente, o muco não apresenta cheiro, mas a existência de bactérias pode provocar o surgimento de um odor leve.

“O catarro é uma secreção que se forma no interior das vias aéreas ou do pulmão após uma infecção. Na realidade, é material purulento (com pus) que está sendo expelido pela pessoa”, afirma o especialista. Apesar de parecer nojento, o catarro tem uma função muito importante para o corpo: a substância é produzida para proteger as vias aéreas do ataque de diversos microrganismos, como vírus e fungos.

Dr. Mauro Gomes é especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e chefe de equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo. CRM-SP: 59917 – www.drmaurogomes.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "A cor do catarro pode indicar a gravidade de uma doença respiratória?"

ROSÂNGELA DE OLIVEIRA.

ACHEI MUITO ESCLARECEDOR O ARTIGO, POIS ESTOU COM UM FAMILIAR INTERNADO, E SE INICIOU UMA FEBRE, À SECREÇÃO MUDOU DE COR, ESTAVA CLARA, E FICOU AMARELA..

Iza

Meu BB tem 4m Ele gripe e tem coriza com catarro bem clarinho!! Isso é de se preocupar??? TO fazendo lavagem c sorine e INALAÇÃO c soro e BISOLVON!!

Suely Moraes

Gostaria de saber um pouco mais sobre esse assunto. Minha filha é fumante e esteve gripada. A tosse continua e ela espelhe catarro meio duro constantemente, isso já está acontecendo a mais de um mês.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.