O clima muito seco pode agravar um quadro de dor de garganta?


  • +A
  • -A

Uma das principais características do inverno brasileiro é o clima seco. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a umidade relativa do ar ideal deve ficar entre 50% e 80%, mas, durante essa estação, o índice pode cair para 20% ou 30%, trazendo algumas possíveis consequências negativas para a saúde, incluindo a dor de garganta.

 

Baixa umidade do ar pode piorar tosse e dor de garganta

 


Para o otorrinolaringologista Lucas Ludwig, a umidade do ar influencia diretamente as vias aéreas respiratórias, tanto no funcionamento do nariz quanto da faringe. “O clima seco pode gerar doenças agudas como as rinossinusites, faringites, amigdalites e laringites”, explica o médico. Entre os sintomas destes problemas estão tosse, inflamação e
dor de garganta.

Entretanto, a baixa umidade do ar também é capaz de agravar o estado de saúde de pessoas que já têm doenças nasais, como a rinite. Como consequência, o paciente acaba sofrendo com obstrução nasal e começa a respirar pela boca, que não tem as mesmas barreiras para impedir a entrada de vírus e bactérias no corpo, favorecendo dor de garganta, infecções e irritações.

 

Beber água ajuda a prevenir dor de garganta

 


A melhor forma de combater estes problemas é a prevenção. “Diversas medidas podem ser tomadas para minimizar os efeitos da baixa umidade do ar, como aumentar a ingestão de água, espalhar toalhas úmidas pela casa,
limpar o nariz com soro fisiológico no mínimo três vezes ao dia e evitar fazer exercícios físicos no período entre 10 e 16 horas”, aconselha o otorrinolaringologista.

É importante também tratar as doenças crônicas que atingem as vias aéreas respiratórias, como a asma e a rinite. “Se a dor se instalar mesmo com essas medidas, o ideal é procurar uma avaliação médica rapidamente, para obter o diagnóstico e tratamento corretos”, afirma Ludwig. Um especialista pode indicar anti-inflamatórios, antibióticos, além de outros medicamentos e medidas específicas, de acordo com a avaliação do caso.

 

Dr. Lucas Ludwig é otorrinolaringologista, formado em Medicina pela Universidade de Passo Fundo e atende em Passo Fundo (RS). CRM-RS: 31883 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O clima muito seco pode agravar um quadro de dor de garganta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.