Gravidez: qual a melhor posição para dormir?


  • +A
  • -A

A gestação é um período de muitas transformações para a mulher e sua família, como consultas médicas frequentes, nova rotina e novos cuidados com o corpo. Mas, o crescimento do bebê e, consequentemente, da barriga, é uma das mais importantes e aparentes mudanças, e pode prejudicar o sono da gestante, que deve procurar a melhor posição para dormir.  

 

Dormir com a barriga para cima pode causar mal-estar em gestantes

 

A ginecologista e obstetra Vanessa Sekula afirma que não tem muito segredo no início da gestação: “Na primeira metade da gravidez, até 20 semanas, a mulher pode assumir para dormir a posição com a qual se sente mais habituada. Apesar de não ser impossível, é infrequente haver mal-estar provocado pela forma de repousar”, afirma.

Já a partir da segunda fase da gravidez, o aumento do volume do útero pode comprimir algumas estruturas do corpo feminino e causar mal-estar. Ao dormir de barriga para cima, a gestante favorece a compressão da veia cava, muito importante para a circulação sanguínea. Esta posição reduz o fluxo de sangue que chega ao coração e também ao útero, e pode prejudicar a saúde do bebê.

 

Mulheres grávidas podem dormir com o tronco elevado para reduzir refluxo

 


A melhor posição, nessa fase, é deitar sobre o lado esquerdo do corpo. “Desta forma, evita-se a compressão da veia cava, que permite o retorno do sangue pobre em oxigênio dos membros inferiores para o coração. Ao comprimi-la, a mulher pode experimentar uma sensação de mal-estar, com palpitação, tontura, falta de ar e desmaios”, alerta a especialista. Os sintomas podem ser mais ou menos intensos dependendo da sensibilidade da gestante.

Para que a mulher possa ter noites com sono adequado e garantir bem-estar durante o dia, é importante otimizar a rotina do fim da tarde e do início da noite, buscando consumir alimentos que não causam refluxo e que não aumentam a formação de gases. Na hora de dormir, Vanessa recomenda utilizar um travesseiro como apoio entre as pernas, além de elevar o tronco para reduzir o refluxo.

 

Dra. Vanessa Gozzo Sekula é ginecologista e obstetra formada pela Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 96210

 

Foto: Shutterstock

TAGS
gravidez
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Gravidez: qual a melhor posição para dormir?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.