O café deve ser evitado durante o período de gestação?


  • +A
  • -A

A gestação é um período muito especial e delicado na vida de uma mulher. O desenvolvimento do bebê dentro da barriga da mãe transforma sua rotina e seu corpo, além de exigir acompanhamento médico e diversos cuidados, principalmente, com a alimentação. Aquelas inúmeras xícaras de café, por exemplo, devem ficar no passado.

Mulheres grávidas devem consumir apenas 350ml de café por dia


“O café, na gestação, deve ser consumido com moderação. A cafeína em excesso é considerada prejudicial na gravidez, podendo causar aborto e parto prematuro”, explica a ginecologista e obstetra Nahara Alves Gomes. A médica afirma, por outro lado, que não há nada de errado em tomar quantidades moderadas de café.

De acordo com a especialista, a quantidade segura de cafeína consumida durante a gestação é de 200 miligramas por dia, o que corresponde a aproximadamente 350 mililitros de café diariamente. “Não podemos esquecer de outros alimentos que possuem cafeína e devem ser consumidos com moderação, como guaraná, refrigerantes à base de cola, cacau, chocolate e chás”, destaca a profissional.

Dra. Nahara Alves Gomes é ginecologista, obstetra e especialista em Cirurgia Ginecológica e atua em Brasília. CRM-DF: 18529

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
cafe
gravidez

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O café deve ser evitado durante o período de gestação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.