Existem alimentos que podem causar mal-estar na gravidez?


  • +A
  • -A

Durante a gravidez, os cuidados com a alimentação devem ser reforçados, tanto para manter intactos a saúde e o bem-estar da futura mamãe quanto para garantir um bom desenvolvimento para o bebê. “Por segurança, a gestante deve evitar o consumo de alimentos crus em função da possibilidade de contaminação por doenças transmitidas por vetores que estão neles”, afirma a ginecologista e obstetra Vanessa Sekula.

Chás devem ser evitados durante a gravidez


Entre esses alimentos, a profissional cita as hortaliças e as carnes como exemplos a serem evitados e explica que é preciso optar pelas carnes bem passadas. A especialista costuma pedir às gestantes para reduzir o consumo de alimentos termogênicos, como café, gengibre e pimenta, durante o primeiro trimestre da gravidez. Vanessa considera importante também ter cuidado com a ingestão de chás, entre eles, o chá verde e o boldo, que não estão liberados.

Existe ainda outro alimento cujo consumo também é desaconselhado por Vanessa. “O caldo de cana deve ser evitado porque é comum insetos que podem ser vetores de algumas doenças, como a doença de Chagas, serem moídos junto com a cana”. Além disso, frutas consumidas com cascas devem ser higienizadas.

Alimentos com fibras e pouco gordurosos são recomendados


Por outro lado, alguns alimentos ajudam a preservar a saúde e promover bem-estar para a gestante, como é o caso de alimentos com pouca gordura, que favorecem a digestão. Deve-se ainda acrescentar alimentos ricos em fibras, que favorecem o funcionamento do trato intestinal, especialmente prejudicado durante a gravidez.

“Sugere-se suco de limão na dieta como forma de reduzir as náuseas e a implementação do consumo de ameixas, mamão e laranja para estimular o funcionamento intestinal”, indica a obstetra. A laranja é importante também como fonte de vitamina C, auxiliando na imunidade e na formação de tecidos mais saudáveis para o bebê. A médica recomenda ainda que gestantes com alergias, intolerâncias ou vegetarianas sejam acompanhadas por um nutricionista.

Dra. Vanessa Gozzo Sekula é ginecologista e obstetra formada pela Universidade de São Paulo (USP) e atua em São Paulo. CRM-SP: 96210

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gravidez

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existem alimentos que podem causar mal-estar na gravidez?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.