Existe algum tipo de alimento que deve ser proibido durante a gravidez?


  • +A
  • -A

Durante a gravidez as mulheres precisam ter muita atenção à alimentação pois tudo o que ingerirem terá influência direta na saúde e desenvolvimento do bebê. Por isso é importante pesquisar bem quais alimentos podem ser consumidos e quais devem ser evitados. O excesso de determinadas comidas e bebidas também não é recomendado.

Alimentos que não devem ser consumidos durante a gravidez


“Dentre os alimentos proibidos durante a gestação, destacam-se as carnes cruas ou mal passadas e os peixes crus, pois podem estar contaminados com o parasita que provoca a toxoplasmose, o que implica no risco de danos sérios ao bebê. Além disso, esses alimentos podem estar contaminados por quem os tenha manipulado antes, o que seria um risco para alterações gastrointestinais na gestante, como infecção por Salmonella e E. coli”, explica a ginecologista Elisabete Pinheiro.

A médica cita ainda as bebidas alcoólicas como produtos que devem ser evitados pelas gestantes. Mais do que isso, ela afirma que elas não devem ser ingeridas em nenhuma quantidade durante toda a gestação, pois podem causar síndrome alcóolica fetal e atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê.

Café, adoçante e laranja não são interessantes durante a gestação


Exemplos de substâncias que se consumidas em excesso também podem fazer mal à gestante são a cafeína e os adoçantes. “A cafeína se associa ao recém-nascido de baixo peso quando usada com muita frequência. Já os adoçantes devem ser consumidos com moderação pois são estabelecidos limites diários de sua ingestão por peso”. O excesso de laranja também não é bom, apesar dela ser um ótimo alimento, devido à vitamina C e por auxiliar na absorção de ferro.

Por outro lado, existem diversos alimentos que são recomendados e incentivados durante a gravidez, devido às suas propriedades benéficas à saúde. “Destacam-se o ovo, com suas mais de 12 vitaminas, minerais e proteína; o iogurte, por ser rico em cálcio e proteína; a carne bovina magra, rica em ferro e vitaminas do complexo B e essencial no desenvolvimento do sistema nervoso; a aveia, que auxilia o sistema imunológico; e as sardinhas, que protegem o corpo das doenças cardiovasculares”.

Dra. Elisabete de Souza Pinheiro é ginecologista e obstetra e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52730599 – www.facebook.com/draelisabetepinheiro

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gravidez

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Existe algum tipo de alimento que deve ser proibido durante a gravidez?"

Irlandia

Gostaria de saber qual o motivo da laranja ser um dos alimentos a ser evitado na gestação.Obrigada!

Cuidados Pela Vida

Olá Irlandia. É o excesso de laranja que deve ser evitado. Ingerida moderadamente é um ótimo alimento. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.