Verdade ou mito: o metabolismo fica mais lento à medida que envelhecemos?


  • +A
  • -A

O metabolismo é o conjunto de reações bioquímicas que acontecem no corpo, incluindo as responsáveis pela digestão dos alimentos. Ele é fundamental para garantir que todo o organismo funcione de maneira adequada. Nos jovens, o metabolismo é mais rápido, o que colabora para que adolescentes consigam consumir muita comida de uma vez e ainda assim se manterem magros.

O gasto energético diminui com a idade

Entretanto, a partir dos 30 anos, a velocidade do metabolismo começa a diminuir. “Com o envelhecimento, existe uma queda no gasto total de energia de cerca de 165 quilocalorias em homens e de 103 quilocalorias em mulheres, por década. Isso leva a uma diminuição de até 30% da taxa metabólica”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.

Essa mudança ocorre por causa de alterações na composição corporal. Com o envelhecimento do organismo, acontece uma redução da massa magra e um aumento do tecido gorduroso. Isso afeta a queima de energia pelo corpo e deixa o metabolismo mais lento. Esse processo, segundo a médica, está relacionado à piora da qualidade de vida pela redução da força e do tônus muscular e ao acúmulo de gordura abdominal, conhecida por aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e de diabetes.

Como minimizar o impacto

Todas essas mudanças requerem a adoção de novos hábitos e maiores cuidados com a saúde. “Eu diria que esse cuidado não deveria começar no momento em que se inicia o processo do envelhecimento, pois os resultados dependem também da ‘poupança de saúde’ que fazemos ao longo da vida”, aconselha a endocrinologista.

A médica recomenda a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada, além de outros cuidados, como manter uma boa qualidade do sono, controlar os níveis de estresse e evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas. O conjunto desses cuidados pode trazer um envelhecimento saudável, garantindo, além de uma vida mais longa, uma melhor qualidade de vida.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

TAGS
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Verdade ou mito: o metabolismo fica mais lento à medida que envelhecemos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.