Veja a importância de seguir tratamento com remédios para evitar ganho de peso


  • +A
  • -A

A obesidade é um dos principais problemas de saúde no Brasil atualmente, já que mais de metade da população do país está acima do peso. É importante que a obesidade seja reconhecida como doença crônica e que os pacientes procurem tratamento para que esse número caia e, assim, sejam evitadas inúmeras complicações.

Tratamento para emagrecer envolve vários fatores

“A obesidade aumenta o risco de uma série de doenças, como diabetes, infertilidade, depressão, apneia do sono, diversos tipos de câncer e problemas cardiovasculares e respiratórios”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli. Para tratar a obesidade é importante adotar hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas e uma dieta balanceada, além do consumo de medicamentos para perder peso.

“O uso de medicamentos deve ser considerado nos pacientes que não apresentam resposta satisfatória às orientações de mudanças no estilo de vida”, explica a médica. Depois de iniciar o tratamento com a medicação, o indivíduo não pode interrompê-lo, já que em alguns casos, o paciente passa a enfrentar surtos de ganhos de peso. Caso o faça, é possível que recupere toda a gordura e o peso que havia perdido, especialmente se não tiver cuidado com a alimentação e com a prática de atividades físicas.

Os cuidados não param depois da perda de peso


De acordo com a endocrinologista, o período que se segue à perda de peso exige os mesmos esforços da fase inicial do tratamento. “Sempre que houver uma boa resposta ao tratamento, sua manutenção deve ser considerada por longos períodos, com supervisão médica frequente”, ressalta.

Existem três grupos principais de medicamentos e cada um tem uma atuação diferente. Um deles faz com que o paciente se sinta satisfeito com uma quantidade menor de comida. Outra parcela dos remédios é responsável por inibir o apetite e um terceiro grupo impede a absorção de gorduras. Para saber qual a melhor opção, é imprescindível se consultar com um especialista.

Dr. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

TAGS
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Veja a importância de seguir tratamento com remédios para evitar ganho de peso"

Jose Antonio

Prezados Senhores, Achei interessante a matéria e gostaria de saber, quais são os medicamentos e/ou princípios ativos, que não são mencionados, mas que auxiliam no processo de emagrecimento.Grato, e no aguardo.

Wagner Becker Alves

Usei o sibutramina da Biomag durante um tempo e me dei muito bem com ele gostaria de saber se vai voltar

Cuidados Pela Vida

Olá José Antônio, aconselhamos você a realizar uma consulta com um profissional médico, pois ele poderá prestar todas as orientações sobre esse assunto. Abraços

Amanda

Olá,Usei por 6 meses um remédio receitado por um endocrinologista e emagreci bem, mas ao parar voltei a engordar mais do que era antes.Agora estou com uma reeducação alimentar para tentar emagrecer, mas esta difícil, a minha outra endocrinologista não quer passar remédios disse que eu não precisava e me mandou para uma nutricionista, a nutricionista me mandou fazer academia!esta difícil eliminar peso, mas acredito que depois do esforço não vou mais engordar, os remédios prescritos são muito caros, a academia é mais em conta.

Cuidados Pela Vida

Oi Wagner, sim o Biomag participa do Programa Cuidados pela Vida. O cadastro pode ser realizado em nosso site http://www.cuidadospelavida.com.br. abraços

Cuidados Pela Vida

Oi Amanda, temos certeza que você conseguirá. A persistência e determinação são fundamentais para alcançar o objetivo. Sucesso pra você

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.