O que são termogênicos? Por que eles auxiliam na perda de peso?


  • +A
  • -A

Você já ouviu falar em termogênicos? São substâncias encontradas em diversos alimentos, desde a pimenta até o chocolate e o café e que elevam a temperatura do corpo. “As substâncias termogênicas costumam levar a um aumento do gasto metabólico e da oxidação de gorduras e algumas também podem ter efeito no controle do apetite”, complementa a endocrinologista Daniele Zaninelli.

Cafeína aumenta a queima de gordura


Uma dessas substâncias é a cafeína, presente no café, cacau, chás, guaraná, chocolate e refrigerantes à base de cola e também disponível sob a forma de cápsulas. “A cafeína estimula o sistema adrenérgico, aumenta a termogênese, a queima de gordura e pode ainda influenciar no apetite, mas são efeitos variáveis dependendo da dose e do peso corporal”, explica a médica.

De acordo com a especialista, os efeitos sobre o apetite não são duradouros e alguns estudos não demonstraram maior perda de peso associada à ingestão isolada de cafeína. A melhor opção, portanto, é combinar as substâncias termogênicas a outros tipos de tratamentos para emagrecer, como exercícios físicos e reeducação alimentar.  

Café verde e chá são substâncias termogênicas


Já um estudo realizado pela Universidade de Scranton, na Pensilvânia, Estados Unidos, detectou uma perda de peso de 10% em dois meses em pessoas que consumiam três cápsulas de café verde antes das refeições. O café verde tem mais cafeína e mais ácido clorogênico e, de acordo com os pesquisadores, sua atuação impede o corpo de usar açúcar como energia, obrigando-o a utilizar o próprio estoque de gordura como fonte de energia.

Daniele cita também a capsaicina e o chá verde como exemplos de substâncias termogênicas. A primeira é encontrada em pimentas e pimentões e estudos demonstraram que o seu consumo aumenta o gasto energético e reduz a ingestão alimentar. Já o chá verde estimula o sistema nervoso simpático e aumenta a oxidação de gorduras e do gasto de energia, resultando em uma pequena perda de peso.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

Foto: Pexels

TAGS
alimentacao
atividade-fisica
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que são termogênicos? Por que eles auxiliam na perda de peso?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.