Uma boa noite de sono ajuda a emagrecer?


  • +A
  • -A

Quem quer perder peso sabe que as principais medidas indicadas por médicos e até mesmo por amigos e familiares leigos é a prática de exercícios físicos e mudanças na dieta, que deve privilegiar alimentos saudáveis, com pouco sódio e gordura. O que nem todo mundo sabe é que até mesmo uma boa noite de sono pode ajudar o corpo a perder aqueles quilinhos extras.

Segundo a nutróloga Paula Whyte, dormir bem é vital para as pessoas que desejam emagrecer: “Uma boa noite de sono vai te ajudar a manter um bom equilíbrio na liberação dos neurotransmissores, possibilitando a obtenção de bons resultados no emagrecimento, quando aliados a uma dieta saudável e a prática regular de atividade física”.

Número de horas dormidas influencia no processo de emagrecimento


Mas, diante de dificuldades para dormir, o corpo reage de forma contrária e pode acabar engordando. “Quando o sono é deficiente, ocorre uma dessincronização do ciclo circadiano e, com isso, os níveis plasmáticos de grelina, o hormônio responsável pela fome, aumentam, enquanto os de leptina, o hormônio da saciedade, diminuem”, afirma a médica. Este ciclo também é chamado de relógio biológico.

Além da qualidade do sono, a quantidade de horas dormidas por noite também importa para emagrecer. Em um estudo divulgado na publicação Annals of Internal Medicine, um grupo de 10 voluntários com sobrepeso foi submetido a uma dieta associada a mudanças no sono. Numa primeira etapa, os voluntários dormiram por 7,2 horas e perderam 6 quilos. Já na segunda etapa, dormiram apenas 5,5 horas e só emagreceram cerca de 3 quilos.  

Quem dorme pouco pode se tornar obeso


De acordo com Paula, um indivíduo que dorme pouco passa por mudanças no organismo que o tornam mais suscetível a doenças: “A privação do sono leva a um aumento da liberação do cortisol. Esse hormônio, quando em níveis elevados, promove um desequilíbrio glicêmico e a liberação de neurotransmissores responsáveis pela fome e saciedade, predispondo a resistência insulínica, diabetes e obesidade”.

Dra. Paula Paixão de Madrid Whyte é nutróloga, especializada em Clínica Médica e é integrante do Núcleo de Nutrologia da Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 49673.

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
insonia
obesidade
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Uma boa noite de sono ajuda a emagrecer?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.