Como vencer a preguiça no frio e praticar exercícios para emagrecer?


  • +A
  • -A

Em épocas de frio é normal que as pessoas se sintam desestimuladas à prática de exercícios físicos, mas quem realmente quer emagrecer não pode ceder à preguiça. Isso porque quebrar a sequência das atividades, mesmo que por apenas alguns dias, pode ser prejudicial aos resultados almejados e ao esforço que vem sendo feito.

Dicas para não deixar de se exercitar mesmo no frio


“Existem algumas dicas que funcionam para vencermos a preguiça de se exercitar no tempo frio. Primeiramente, deve-se escolher a atividade física que lhe dá prazer. Isso é fundamental pois a preguiça geralmente vence quando não estamos praticando um exercício que gostamos. Além disso, é muito importante avaliar com o seu nutricionista a alimentação pré-treino. Quem se alimenta mal durante o dia fica com falta de energia, o que colabora para que se falte ao treino”, explica a nutricionista Ana Paula Moura.

Uma boa forma de encontrar estímulo para não deixar de fazer exercícios no frio é introduzir na sua dieta alimentos com essa função. “Carboidratos complexos, ricos em fibras; gorduras boas, como as oleaginosas; frutas acrescidas de chia, linhaça ou aveia; e proteínas, como o ovo, são exemplos que dão energia de maneira saudável. Além disso, não se deve esquecer da hidratação diária (ao menos 2 litros de água)”.

Escolha da hora de treinar e conscientização para não ceder à preguiça no frio


A profissional também atenta para a importância de escolher o horário em que o treino rende mais, já que existem pessoas que têm mais disposição para malhar no fim do dia e outras, no início. “Para quem pratica atividade física após o trabalho, uma dica, que na prática funciona muito, é não passar em casa. O ambiente do lar, de aconchego, de proteção do frio, vai estimular esta pessoa a não querer sair de casa. Levando sua roupa de academia e indo pra lá direto do trabalho, o comprometimento tende a ser maior”.

Os nutricionistas, em geral, recomendam que os pacientes tenham consciência que a quebra de um dos pilares do tratamento (a perda de peso, no caso) pode ser bastante desastrosa, pois, além do provável ganho de peso pela falta do exercício e do fato de que no inverno come-se mais calorias, esta situação vai gerar nele um sentimento de frustração que pode desconstruir todo um planejamento de meses.

Dra. Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como vencer a preguiça no frio e praticar exercícios para emagrecer?"

Gorete Damasceno

Costumo me exercitar pela manhã em casa. Mas tive um problema de saúde e nunca mais tive coragem de voltar a fazer meus exercícios.

Cuidados Pela Vida

Olá Gorete, a prática de atividades físicas é fundamental na rotina de qualquer pessoa, pois garante diversos benefícios à saúde. Para evitar qualquer risco, o ideal é praticar exercícios de intensidade leve ou moderada, de acordo com o seu gosto e, de preferência, diariamente.
Você pode realizar uma avaliação com um profissional habilitado, afim de identificar o melhor tipo de exercício para o seu caso.
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.