Quais são as práticas do dia a dia que podem evitar o sobrepeso?


  • +A
  • -A

Falar sobre o peso é algo que incomoda algumas pessoas que não se sentem bem com a própria forma física. Mas, o excesso de peso é um assunto que merece ser discutido. Se não for levado a sério, além de mexer com a autoestima, o sobrepeso pode se transformar em um grave problema de saúde e afetar a qualidade de vida.

“O sobrepeso e a obesidade podem trazer ao corpo problemas ortopédicos para o quadril, joelhos, pernas e tornozelos, problemas relacionados ao aumento da circunferência abdominal, da pressão arterial, da glicose, do colesterol e triglicérides”, afirma a nutricionista Adriana Ávila. Todo o organismo é afetado: há maiores chances de desenvolver hipertensão, artrose, diabetes, câncer e apneia do sono.

Praticar atividades físicas é importante para manter o peso


Para se proteger contra esses riscos, a melhor opção é atacar o problema diretamente e lutar por um peso considerado saudável. Essa mudança pode ser feita no dia a dia, com a adoção de práticas simples, mas que fazem toda a diferença. “Uma pessoa com sobrepeso deverá realizar algum tipo de atividade física para ajudar a gastar energia e não acumular gordura no corpo”, aconselha a profissional. É válido correr, caminhar, andar de bicicleta, fazer natação, jogar futebol ou praticar outros esportes.

A alimentação também desempenha papel importante na prevenção do sobrepeso. Alimentos saudáveis, como verduras, legumes, frutas, carnes magras, leite e produtos derivados com pouca gordura devem receber destaque na preparação das refeições. Por outro lado, é fundamental não exagerar no consumo de açúcares, doces, frituras e bebidas alcoólicas.

Substituições na cozinha ajudam e evitar o sobrepeso


Não é necessário abolir nenhum alimento da dieta, mas alguns produtos podem ser substituídos por outros capazes de ajudar a garantir um peso mais saudável. “Podemos trocar os açúcares pelos adoçantes, os doces comuns e os refrigerantes comuns pelos diet ou light. Os alimentos deverão ser cozidos, ensopados, grelhados, assados ou refogados, sempre com óleo vegetal, e os leites poderão ser semidesnatados ou desnatados”, aconselha Adriana.

A nutricionista também chama atenção para as situações em que pessoas ansiosas ou estressadas recorrem à alimentação, muitas vezes de forma descompensada, como uma maneira de aliviar seus sentimentos. Para elas, a especialista recomenda atividades de relaxamento e procurar suporte psicológico para vencer as dificuldades.

Dra. Adriana Ávila é formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

Foto: Shutterstock

TAGS
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são as práticas do dia a dia que podem evitar o sobrepeso?"

Neusa galvao

Eu não tenho compusao alimentar não refrigerante de forma alguma. Evito doces mas as pães e massas não consigo parar

Cuidados Pela Vida

Olá Neusa, a alimentação também desempenha papel importante na prevenção do sobrepeso. Os maiores vilões do ganho de peso são a farinha refinada (branca) e o açúcar refinado; estes componentes estão presentes em doces, tortas, refrigerantes, pão branco, salgados, batata frita, pizza, macarrão, dentre outros. A farinha integral é uma alternativa para substituir a farinha branca, já que mantém em sua composição fibras e alguns nutrientes como magnésio, zinco, selênio e as vitaminas B1 e B6. Substituir o consumo de pães e massas por alimentos saudáveis, como verduras, legumes, frutas, carnes magras, leite e produtos derivados com pouca gordura trás benefícios à saúde. Você pode verificar qual o consumo ideal para o seu caso consultando um nutriocionista.
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.