Por que é mais fácil emagrecer quando se está muito acima do peso?


  • +A
  • -A

Às vezes você quer perder aqueles básicos dois quilinhos para ficar mais satisfeita com o corpo à frente do espelho, mas na prática a missão é bem árdua. Só que ao mesmo tempo é possível ver ou escutar casos de pessoas mais gordinhas que conseguem ter sucesso na balança com mais facilidade. Por que isso acontece?

Há uma explicação para esses quilinhos desaparecerem de forma mais rápida. “Isso acontece porque o metabolismo basal, que é a energia gasta para manter o corpo em funcionamento, é bem maior nas pessoas com sobrepeso e obesidade, e uma diminuição nas calorias ingeridas mesmo que pequena tem um grande impacto nesse gasto e na consequente perda de peso”, explica a nutricionista Loraine Ferraz.

Ainda segundo a profissional, a dificuldade maior na luta conta a balança ficará reservada para a fase final da dieta, que é caracterizada pela manutenção do peso ideal dos pacientes, que precisam, como primeiro passo, procurar um nutricionista. Será no consultório, que o especialista poderá, através do histórico clínico, comorbidades apresentadas, hábitos e medidas antropométricas, calcular uma receita individualizada, com base nas características de uma pessoa.

Engana-se quem pense que o nutricionista é o único profissional que deve ser procurado. “Para potencializar os efeitos do tratamento nutricional, é necessário iniciar uma atividade física concomitantemente, após liberação do cardiologista”, lembra Loraine.

Os quilinhos imperdíveis

Se há facilidade no emagrecimento para quem está muito acima do peso, quando os mais magrinhos decidem perder alguns quilos, é uma dificuldade só. O que fazer nessas horas? Loraine diz que essas pessoas geralmente querem se livrar de uma gordura localizada e, para atingir o objetivo, não precisam de grandes restrições alimentares. O foco deve ser a qualidade da alimentação associada à atividade física direcionada. “Muitas vezes um tratamento estético também será de grande ajuda”, finaliza a nutricionista.

Dra. Loraine Ferraz é nutricionista, graduada pela Unirio, mestre em Clínica Médica pela UFRJ, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e atende no Rio de Janeiro. CRN: 01005752 – loraineferraz.com.br

TAGS
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que é mais fácil emagrecer quando se está muito acima do peso?"

JULIANA SILVA DINIZ

ÓTIMO COMENTÁRIO….

Ademildes Ferreira

As vezes esquecemos de cuidar da nossa saude e abusamos,ai vem um problema de saude e comeca as dores e ai corremos para buscar ajudar em como perde peso.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.