Musculação ou corrida? O que é mais indicado para queimar calorias?


  • +A
  • -A

Um dos hábitos mais importantes para quem deseja queimar calorias e emagrecer é abandonar a vida sedentária e começar a praticar exercícios físicos, como a musculação e a corrida. “A primeira coisa que devemos pensar ao escolher um exercício é com qual temos mais afinidade. Os treinamentos devem sempre atender a cada indivíduo e respeitar suas limitações”, explica a nutricionista Caroline Codonho.

Corrida e musculação ajudam a emagrecer


A musculação e a corrida são dois exercícios bastante praticados atualmente, seja por gosto pessoal ou pelo fácil acesso a academias e a pistas, parques e praças que favorecem a prática. “Tanto a musculação quanto a corrida são recomendados para o emagrecimento, mas o grande diferencial é a forma com que os treinamentos são planejados e periodizados”, afirma a especialista.

Se você deseja emagrecer, considere combinar os dois tipos de exercícios, aeróbicos e de resistência, já que a associação potencializa os benefícios para a saúde e a perda de peso. É importante guardar, pelo menos, 30 minutos por dia para os exercícios. O ideal é praticá-los cinco vezes na semana, mas pode começar com dois dias e aumentar a frequência com o passar do tempo.

Os benefícios da musculação e da corrida para a saúde


De acordo com Caroline, a musculação melhora a postura corporal e ajuda a proteger o esqueleto e o sistema circulatório, enquanto a corrida auxilia no condicionamento do sistema cardiovascular. Ambos diminuem o estresse, contribuem para a qualidade do sono e para a liberação de hormônios e neurotransmissores associados à sensação de bem-estar.

Além de iniciar uma atividade física, é importante se consultar com especialistas para avaliar as melhores opções para seu corpo e, claro, elaborar uma alimentação equilibrada, de acordo com suas necessidades e possibilidades. Independentemente de sua escolha, o importante é não ficar parado, já que os dois exercícios, assim como qualquer outra prática esportiva, ajudam a queimar calorias e geram benefícios para o corpo.

Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição, Saúde da Família e Comunidade (Medicina Preventiva). CRN: 4 13100445 – http://nutricaocarol.blogspot.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Musculação ou corrida? O que é mais indicado para queimar calorias?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.