Emagrecer pode ajudar na prevenção e no tratamento da artrose?


  • +A
  • -A

Apesar da artrose ser considerada uma doença sem cura, seu tratamento ajuda a retardar o comprometimento gradativo das articulações. A adoção de práticas saudáveis como a perda de peso implicam em resultados significativos neste sentido, já que a menor carga alivia as articulações e o desgaste da cartilagem.

Sobrepeso e outras causas da artrose


“A redução de peso protege, principalmente, as articulações de carga (coluna, quadris, joelhos, tornozelos e pés), diminuindo o esforço na utilização destas articulações. Consequentemente, isso resulta no prolongamento da vida da cartilagem”, explica o ortopedista e traumatologista Maurício de Paiva Raffaelli.

De acordo com o médico, todas as atividades que causam sobrecarga na utilização da articulação podem levar a graus de artrose e o sobrepeso produz o mesmo efeito. Pode-se dizer, então, que a combinação dos dois aumenta ainda mais as chances de se desenvolver a doença. “Doenças inflamatórias crônicas (como artrite reumatoide) e sequela de trauma também podem causar artrose”, completa.

Tratamento e meios de emagrecer


O tratamento da artrose, segundo Maurício, depende de seu estágio. “A doença pode ser tratada com analgésicos e medicações específicas para proteger a cartilagem, e realização de fisioterapia, porém, em estágios avançados o paciente provavelmente precisará de procedimento cirúrgico”.

Aqueles que possuem artrose e se encontram com sobrepeso certamente serão aconselhados por um médico a emagrecer, o que depende de mudança nos hábitos alimentares e físicos. Uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios, especialmente os aeróbicos, que queimam calorias, são boas pedidas. No entanto, não se deve exagerar na intensidade da atividade, pois isso também pode agravar o quadro de artrose.  Por isso, é importante que a atividade física seja feita com supervisão médica, para garantir que o paciente tenha todos os benefícios e não corra risco de agravar o quadro de degeneração das articulações.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Emagrecer pode ajudar na prevenção e no tratamento da artrose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.