Dieta no Natal: como aproveitar a ceia, comer bem e não ganhar peso


  • +A
  • -A

Ceia de Natal, guloseimas na mesa e muitas tentações para lidar ao mesmo tempo. Um verdadeiro sofrimento para quem quer emagrecer, certo? Com certeza! Mas qual é a melhor maneira de aproveitar as comidas gostosas com moderação? A nutricionista Eliana Rezende vai te ajudar nas suas principais dúvidas.

Você não precisa ficar com medo das famosas comidas de fim de ano, porém procure sempre buscar a lei do equilíbrio. O que seria isso? Durante a ceia, opte por alimentos mais saudáveis, como frutas da estação e frutas secas, e não exagere em frituras, carnes muito gordurosas e doces. Caso ache que passou um pouco da linha, não se preocupe, basta compensar os abusos durante a semana para começar o ano com tudo em cima!

Rabanada tem muitas calorias

 

Quer saber onde não exagerar? É só evitar as comidas campeãs de calorias, principalmente uma figurinha certa e muito gostosa nas ceias brasileiras. “Panetone, rabanada e farofa são muito calóricos. A rabanada, por exemplo, tem uma receita que, além de levar muito açúcar, ainda é frita, agregando menos benefícios ao alimento”, alerta Eliana.

Como dito acima, as frutas são sempre uma boa escolha nessas horas para quem quer emagrecer. Melancia, mamão, melão, abacaxi, laranja, ameixa, caju e pitanga são algumas opções da estação. As frutas secas, comuns na mesa nesta época de festividades, como amêndoas, castanhas e nozes, também são interessantes.

Por que ficamos estufados e nos sentimos mais pesados após a ceia?

 

A sensação de estarmos “cheios” e muito satisfeitos com as comidas de fim de ano acontece porque os alimentos gordurosos consumidos possuem uma digestão mais lenta. Os doces, as frituras tradicionais e até bebidas também têm influência no processo.

“O açúcar de alimentos dessa época também deixa a digestão devagar. Alimentos fritos são mais difíceis de se digerir e dão a sensação de peso na barriga. Os refrigerantes geram dióxido de carbono, fazendo com que o estômago produza gases, deixando as pessoas se sentindo inchadas”, explica a nutricionista.

Produtos com farinha branca, como pães, massas e pizzas, são de carboidratos refinados e também inflamam o estômago.

Dra. Eliana Rezende é nutricionista no Núcleo Especializado em Oncologia (Neon). CRN 6818

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dieta no Natal: como aproveitar a ceia, comer bem e não ganhar peso"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.