Dieta low carb: Nutricionista explica como funciona famosa restrição alimentar


  • +A
  • -A

Hoje em dia não faltam opções de dietas, sendo que das diversas existentes cada uma é preparada com objetivos específicos para cada pessoa. Uma das mais famosas atualmente, apesar de existir há décadas, é a low carb. O termo em inglês quer dizer, em tradução livre, baixa quantidade de carboidratos, o que representa uma estratégia bem eficiente em termos de emagrecimento.

Baixo consumo de carboidratos e maior consumo de proteína e gorduras


“Em um plano alimentar convencional a quantidade de carboidrato varia de 40 a 50% dos nutrientes ingeridos. Na low carb esta quantidade fica, na maioria das vezes, abaixo dos 20%”, explica a nutricionista Ana Paula Moura. Segundo a profissional, o fato da baixa ingestão de carboidratos (somada ao aumento nos consumos de proteína e gorduras) ser tão eficaz na perda de peso ainda é controverso.

“Destacaria como o principal motivo, a mobilização de gordura como fonte de energia na forma de corpos cetônicos que irão substituir a glicose obtida através dos carboidratos. O resultado é a utilização das reservas de gordura do organismo, que agora passam a servir como combustível para o metabolismo e produção de energia para o corpo”, analisa.

Dieta low carb promove controle de insulina e aumento do bom colesterol


Ana Paula destaca outros benefícios da dieta low carb, fora a perda de peso em si, como o controle de insulina e da glicose sanguínea, diminuição do triglicerídeo sanguíneo e da gordura visceral (aquela que fica na cavidade abdominal e é responsável pelo risco de eventos cardíacos e síndrome metabólica), além do aumento do HDL, também conhecido como bom colesterol.

Como a low carb permite o consumo de gorduras na alimentação mais do que o normal, faz sentido pensar que ela possa representar algum tipo de risco à saúde. Conforme informou a nutricionista, isso só acontece se a dieta for mal orientada. “O plano alimentar LC prioriza gorduras de boa qualidade, por isso a necessidade de um nutricionista nesta orientação”.

Dra. Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – nutrianapaulamoura.com.br (Contato via Facebook)

TAGS
alimentacao
dieta
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Dieta low carb: Nutricionista explica como funciona famosa restrição alimentar"

Wânia de Souza Morgado

Ao invés de fazer propaganda,coloca um menu de sete dias; ficaríamos felizes de usufruir deste benefício Muuuito obrigado

Dra. Ana Paula Moura

Olá Wânia ! Obrigada pelo comentário, pois foi excelente para esclarecer pontos importantes ! A dieta Low carb não é igual para todos. O trabalho do Nutricionista é preservar a individualidade, mesmo com um padrão de alimentação. Em 10 pacientes no plano alimentar low carb, terei 10 planos diferentes, 10 cardápios diferentes. Um plano alimentar coletivo, como seria colocar aqui um cardápio de 7 dias, poderia funcionar com você , mas não funcionar com mais de 200 leitores, o que levaria estas pessoas a não acreditar mais na educação nutricional e no trabalho bem feito e honesto de um Nutricionista. Procure um Nutricionista na sua região, comente que você gostaria de saber se tem o perfil para iniciar esta filosofia de vida que é a dieta low carb, e inicie um novo caminho na alimentação, só seu, sem terrorismos nutricional e sem sofrimentos, pois plano alimentar mal orientado que gera sofrimento, não funciona. Espero ter esclarecido um pouco o grave problema e a irresponsabilidade de colocar cardápios, levando os leitores a ilusões e frustrações. Um forte abraço. Dra. Ana Paula Moura

Ana Paula

Eu já fiz várias dietas e tomei diversos chás e medicamentos desde a adolescência mas a dieta Low Carb é a que realmente deu resultado e super rápido. Vale ressaltar que não é somente a ingestão de carnes, mas no prato grande parte tem que ser saladas e legumes e um fator importante é a retirada de produtos industrializados. Hoje me preocupo muito com os tipo de alimento que consumo e como age no organismo. Pena que com tantas restrições, decepções, ansiedade e tudo mais, ainda estou com sobre peso e não tenho forças para retomar, quando me vem a palavra dieta, reeducação ou o que seja, logo associo á ansiedade e tristeza. Mas sigamos em frente…

Rita. T. Ribeiro Falciano

Estou a procura de uma dieta balanceada p/ minha idade,pois engordei 20 kilos e n’ me sinto nada vem…help please.tks.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.