Confira algumas dicas para emagrecer de forma saudável no inverno


  • +A
  • -A

Com o clima frio do inverno, não é de se espantar que o número de pessoas se exercitando ao ar livre diminua consideravelmente. Nesta época do ano, segundo a endocrinologista Janaína Koenen, as pessoas preferem ficar em ambientes fechados. No entanto, a saúde do corpo não espera. É importante continuar praticando esportes, especialmente quem quer emagrecer de forma saudável.

Pratique exercícios dentro de casa ou em academias no inverno


Embora a contribuição do exercício físico seja pequena para a perda de peso, é interessante tentar manter a prática mesmo no inverno, seja em academias, fazendo hidroginástica em piscina aquecida ou caminhadas“, recomenda a médica. As atividades físicas reduzem ainda o estresse e as compulsões por aquelas comidas típicas dessa estação.

No frio, há uma maior tendência em comer menos saladas e ingerir mais massas, sopas e caldos. “Se for fazer uma sopa, use legumes com menor teor de carboidrato. Por exemplo, em vez de fazer uma sopa com batata, mandioca e macarrão, prefira caldos com chuchu, couve-flor e até mesmo abóbora moranga, que é rica em carboidratos, mas tem maior valor nutritivo”, aconselha Janaína.

Resista aos doces das festas juninas


Carboidratos em geral, como os chocolates, também são muito consumidos. No entanto, quem deseja emagrecer deve evitar os doces, especialmente nas festas juninas, como destaca a profissional: “Se for a uma festa junina e estiver tentando perder peso, jante comida de verdade antes de sair de casa para conseguir resistir melhor às tentações e minimizar o prejuízo”.

Aos fins de semana, quem quiser saborear pães com queijos e vinhos deve preferir pães de castanhas ou sementes, que dão mais saciedade, são mais nutritivos e contêm menos carboidratos. Carnes com gorduras naturais estão liberadas, assim como as gorduras boas, como azeite, azeitona e abacate, desde que com moderação. Janaína indica ainda algumas frutas da época, como morango, amora, framboesa e mirtilo, repletas de vitaminas e antioxidantes.

Dra. Janaina Koenen é endocrinologista, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é especialista em Endocrinologia e Metabologia. CRM-MG: 39049 – www.janainakoenen.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Confira algumas dicas para emagrecer de forma saudável no inverno"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.