Comer rápido faz mal! Mastigar bem os alimentos ajuda a emagrecer


  • +A
  • -A

Você faz as refeições tão rápido que nem consegue mastigar a comida direito ou é sempre um dos últimos a terminar uma refeição num almoço de família ou de amigos? Caso faça parte do primeiro grupo, preste atenção: mastigar os alimentos adequadamente é uma etapa fundamental da digestão, ajuda a emagrecer e a pressa pode trazer problemas para o organismo.

“A fase inicial da digestão dos alimentos acontece na boca. A mastigação é de essencial importância para a primeira digestão enzimática dos alimentos e é fundamental para as etapas subsequentes no estômago e no intestino”, afirma a nutricionista Carla Cotta. É na boca que o alimento entra em contato com a saliva, que umedece a comida e possui enzimas que iniciam sua digestão. O tempo da mastigação interfere na eficácia desse estágio.

Mastigar bem pode ajudar a emagrecer


Para quem está precisando perder peso, mastigar os alimentos da forma correta pode ajudar a emagrecer. “Quando mastigamos bem, a digestão é satisfatória e os nutrientes são absorvidos e fracionados adequadamente, nutrindo o sistema com eficiência e a alimentando as reações metabólicas da maneira correta”, explica a profissional. O resultado é uma melhor absorção dos nutrientes e o prolongamento da saciedade.

Carla diz ainda que é preciso mastigar cada garfada, no mínimo, 20 ou 30 vezes para que a digestão inicial ocorra da melhor maneira. Segundo a nutricionista, isso também contribui para estabelecer uma conexão entre o estômago e o cérebro, impedindo que o indivíduo coma compulsivamente.

Comer sem mastigar pode dar azia e dor no estômago


Por outro lado, se alimentar muito rapidamente pode gerar consequências ruins. A falta de mastigação produz algumas queixas, como dor no estômago e azia, já que a saliva tem função bactericida e a sua atuação falha pode propiciar o surgimento de bactérias ou fungos oportunistas no sistema gastrointestinal, atrapalhando a prevenção de diversas doenças e refletindo no bem-estar e na saúde.

Dra. Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – http://www.carlacotta.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Comer rápido faz mal! Mastigar bem os alimentos ajuda a emagrecer"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.