Pouco açúcar ou adoçante? Qual é a melhor opção para emagrecer?


  • +A
  • -A

Optar entre açúcar e adoçante é uma dúvida que deve levar em consideração diversos fatores, como o tipo e a quantidade a ser consumida. “Ambos em excesso fazem mal e o açúcar refinado é pobre em nutrientes e prejudicial à saúde por diversos motivos. Os adoçantes têm dosagens máximas de consumo e para cada tipo tem-se uma recomendação”, afirma a nutricionista Carla Cotta.

Adoçantes e açúcares devem ser consumidos em baixas quantidades


E na hora de adoçar o café ou outro alimento, qual é a melhor opção para quem deseja emagrecer: pouco açúcar ou adoçante? A opinião da especialista é que a escolha mais saudável é optar por uma pequena quantidade de açúcar de boa qualidade e não refinado, inserido em uma dieta equilibrada. A especialista cita como exemplos os tipos demerara e açúcar de coco, que contêm nutrientes, e o último tem 30% menos calorias.

Entretanto, a recomendação da nutricionista, é evitar ao máximo o consumo dessas substâncias adoçantes, uma vez que muitos são altamente industrializados e processados e diversos produtos já apresentam açúcar na composição. Vale lembrar que o adoçante é mais indicado para indivíduos que sofrem com algumas patologias, como é o caso do diabetes.

Adoçante tem menos calorias que açúcar


O açúcar e o adoçante têm diferenças na quantidade de calorias. “O adoçante fornece poucas calorias ou calorias reduzidas, enquanto cada grama de açúcar fornece, em média 4 quilocalorias, além de ser um carboidrato de fácil e rápida absorção, podendo ser prejudicial ao controle ‘dos açúcares sanguíneos’, a glicemia e a insulina”, afirma Carla.

Os adoçantes mais naturais e que não contêm sódio e outras substâncias nocivas presentes na composição são opções alternativas para a estratégia de evitar a ingestão de açúcar refinado com calorias e sem nutrientes, além de reduzir o consumo de calorias para facilitar o processo de emagrecimento.

Dra. Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – http://www.carlacotta.com.br/
Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Pouco açúcar ou adoçante? Qual é a melhor opção para emagrecer?"

MARIO FREITAS

POCO AÇUCAR DEVE SER O MAIS SAUDAVEL.

Cuidados Pela Vida

Olá Mario, como afirma a nutriocionista Carla Cotta, tanto o açúcar quanto o adoçante em excesso fazem mal; a escolha mais saudável é optar por uma pequena quantidade de açúcar de boa qualidade e não refinado, o adoçante é mais indicado para indivíduos que sofrem com algumas patologias, como é o caso do diabetes. Caso você tenha dúvidas de qual é mais indicado para o seu caso recomendamos realizar uma consulta com um profissional nutricionista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.