Por que dormir pouco e estresse causam dor de cabeça?


  • +A
  • -A

Dormir bem é essencial para a saúde do corpo, tanto física quanto mental. Quando alguém dorme pouco ou não consegue ter uma boa noite de sono, as consequências muitas vezes são visíveis, como cansaço e desatenção. E entre os diversos sintomas e prejuízos causados por problemas relacionados ao sono está a dor de cabeça.

Dor de cabeça é sintoma de poucas horas de sono


“Dormir muito e dormir pouco sono são causas de dor de cabeça. Flutuações no nível de serotonina associadas a mudanças no padrão de sono podem causar cefaleia e o principal estágio do sono associado à ocorrência de dor de cabeça é o estágio do sono REM”, explica a neurologista Jerusa Smid. O sono REM é a última etapa do ciclo do sono, caracterizada por intensa atividade cerebral e máximo relaxamento muscular.

O estresse é outro fator que pode resultar em dores de cabeça. Pressão no trabalho, dificuldades nos estudos e desavenças familiares são situações estressantes que podem provocar hiperatividade dos neurônios e mudanças bioquímicas no cérebro e, consequentemente, acabam favorecendo o surgimento do sintoma.

Praticar atividade física e comer bem evitam dor de cabeça


A solução para o problema passa necessariamente por mudanças positivas na hora de dormir. “O paciente deve manter um horário regular do sono, com cerca de 6 a 8 horas por noite, em média. Deve evitar também dormir em excesso nos fins de semana, por exemplo”, recomenda a profissional.

Para o estresse, o ideal é manter uma rotina mais saudável, não levando trabalho para casa e reservando algumas horas do dia para o lazer, seja sozinho, em família ou com amigos. “Outros fatores que reduzem a possibilidade de dor em pacientes com dor de cabeça crônica são evitar jejum prolongado, se manter hidratado e realizar atividades físicas aeróbicas com frequência”, afirma Jerusa.

Dra. Jerusa Smid é neurologista formada pela USP e secretária do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Academia Brasileira de Neurologia. CRM-SP: 100713

Foto: Pexels

TAGS
dores-no-corpo
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que dormir pouco e estresse causam dor de cabeça?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.