O reumatismo pode comprometer o dia a dia das pessoas por causa da dor?


  • +A
  • -A

O reumatismo, termo genérico popularmente usado em referência a um grupo de doenças que acometem, principalmente, ossos, articulações e músculos (doenças reumáticas), pode tornar a vida de um indivíduo bastante difícil em função da dor. “As atividades rotineiras e laborais podem ser seriamente comprometidas pelo incômodo”, afirma a reumatologista Regina Von Kirchenheim.

Sintomas e tratamento do reumatismo


Segundo a médica, o paciente com doença reumática pode apresentar, além da dor, inchaço das articulações, endurecimento da articulação no período da manhã e até mesmo sintomas mais gerais, como febre, perda de peso, fadiga, dentre outros. Esses sintomas vão variar de acordo com o tipo de doença reumática apresentada.

A dor do reumatismo pode ser minimizada a partir de um tratamento multidisciplinar que engloba a educação do paciente com relação à doença que ele tem, processos de reabilitação, como fisioterapia e RPG, métodos não medicamentosos, como acupuntura, além da medicação específica, cuja prescrição deve ser individualizada para cada paciente.

Perigos associados ao reumatismo


As doenças reumáticas necessitam de um reconhecimento e tratamento adequado por um especialista, especialmente aquelas que podem ter um comprometimento mais grave como é o caso do lúpus eritematoso sistêmico e das vasculites. Essas doenças podem prejudicar órgãos gravemente, inclusive com risco de morte para os pacientes.

“Todavia, isso não quer dizer que o diagnóstico de uma dessas doenças reumáticas seja uma sentença de morte. É importante lembrar que elas podem ter diversas apresentações, desde manifestações mais brandas até mais graves e fatais. Então, deve-se empenhar no tratamento, fazendo tudo aquilo que o médico recomendar”.

Dra. Regina Von Kirchenheim é reumatologista, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e atua em Brasília. CRM-DF: 15137

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O reumatismo pode comprometer o dia a dia das pessoas por causa da dor?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.