O que é um reumatismo? Médico explica!


  • +A
  • -A

Reumatismo é um termo utilizado popularmente e que serve para falar de todas as doenças que comprometem o aparelho locomotor. “Existem mais de 150 tipos de ‘reumatismos’ que podem provocar deformidades graves ou levar ao infarto do miocárdio, fibrose pulmonar, lesão renal ou cerebral e até neoplasias, como o linfoma, em consequência do processo inflamatório intenso”, afirma a reumatologista Hellen de Carvalho..

Como surgem os reumatismos?


Geralmente, os reumatismos surgem diante de um processo infeccioso ou do estresse. Os principais sintomas são dor, calor e vermelhidão nas articulações, principais características da artrite. Entre as doenças que se encontram dentro do termo reumatismo, as mais frequentes na população são os reumatismos de partes moles, a fibromialgia e a artrose.

“A artrose e as tendinites estão diretamente relacionadas ao uso frequente das articulações e podem ser facilmente diagnosticadas nos atletas mais jovens, pelo impacto dos exercícios, e também nos idosos, pela longevidade cada vez mais observada na população”, explica Hellen. Já a fibromialgia, é uma doença da vida moderna, caracterizada por uma dor intensa em todo o corpo e muito associada ao estresse, a noites mal dormidas, ansiedade e depressão. Sua causa ainda não foi explicada pela Medicina.

Como os reumatismos são tratados?


O tratamento para os reumatismos deve ser feito com diversas abordagens. Entre elas, o controle do peso, como diz a especialista: “O controle do peso permite que o medicamento aja com maior eficácia e impede que comorbidades, como o diabetes e a dislipidemia, contribuam para diminuir a expectativa de vida dos pacientes”.

Hellen também explica que medicamentos são sempre necessários e têm como objetivo levar à remissão das doenças,  que com exceção das artrites infecciosas, raramente são curáveis. A prática regular de atividades físicas também é uma grande aliada para o sucesso do tratamento e visa melhorar a capacidade cardiovascular e o fortalecimento muscular, estabilizando as articulações.

Dra. Hellen de Carvalho é reumatologista, formada em Medicina pela Uerj, especializada em Reumatologia pela UFRJ e atende em Brasília. CRM-DF: 10033

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é um reumatismo? Médico explica!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.