O que é gota? Quais são os sintomas?


  • +A
  • -A

A gota tem como principais sintomas a dor intensa, que atinge as articulações de forma abrupta, acompanhada de aumento da temperatura no local e vermelhidão. “A gota úrica é um processo inflamatório agudo da articulação ou do tendão, geralmente de grande carga, causado pela cristalização do ácido úrico em excesso no organismo”, afirma o ortopedista Roberto Ranzini.

 

Dor e inchaço são sintomas da gota

 


Os cristais são os responsáveis pelas crises dos pacientes. A dor causada pela gota é tão intensa que impede a movimentação do corpo e atrapalha até mesmo a sensação do toque na região acometida. As áreas mais afetadas são as articulações dos
pés, mãos, joelhos, pulsos e tornozelos.

O problema surge em indivíduos que apresentam elevados níveis de ácido úrico no sangue, seja por causa de um aumento da produção ou pela dificuldade em excretar a substância corretamente pelos rins. O uso de medicamentos diuréticos e do ácido acetilsalicílico também pode diminuir a quantidade eliminada de ácido úrico.

 

Tratamento da gota inclui anti-inflamatórios e cuidados com alimentação

 


Na primeira crise, os sintomas podem persistir por até
dez dias, mas costumam ser mais intensos no primeiro dia. Em muitos casos, eles desaparecem e retornam meses ou até anos depois, caso o paciente não realize o tratamento adequado. A gota pode se tornar crônica, gerando dor e inchaço até mesmo em mais de uma articulação com crises frequentes.

Para aliviar a dor e eliminar outros sintomas da gota, é importante procurar tratamento médico. “Para a crise de gota é necessário medicação específica. Já para controlar os níveis de ácido úrico é necessária uma dieta adequada, além de medicação de uso contínuo”, afirma o especialista. Os medicamentos mais utilizados são anti-inflamatórios e corticoides, mas é possível recorrer ainda a injeções de esteroides aplicadas diretamente na articulação.

 

Dr. Roberto Ranzini é ortopedista e traumatologista formado pela USP, especialista em Medicina Esportiva e atua em São Paulo. CRM-SP: 70975 http://www.medicinaesportiva.com.br/

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
dor-no-joelho
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é gota? Quais são os sintomas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.