O que é uma inflamação? Como esse processo acontece no organismo?


  • +A
  • -A

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, exposição à radiação e traumas físicos.   

“Trata-se de um processo caracterizado pela ativação de células de defesa (leucócitos), que saem do interior dos vasos sanguíneos juntamente com um líquido (plasma sanguíneo) para iniciar o processo de reparação de células e tecidos”, explica o clínico geral e cardiologista Gabriel Dotta.

 Ação do organismo no combate à inflamação e tipos do problema


Neste contexto, é importante também a produção de substâncias que aumentam a permeabilidade dos vasos sanguíneos nos locais de inflamação. A partir disso inicia-se um processo químico chamado quimiotaxia, no qual as células do sangue são atraídas para a região da lesão para combater os agentes causadores da inflamação, buscando controlar também possíveis sangramentos.    

Segundo o médico, a inflamação pode ser aguda ou crônica. Os mecanismos de ambas são muito semelhantes e a principal diferença está no tempo de exposição e na intensidade dos sintomas sentidos. “O tipo de agente agressor e o tipo da resposta imune também são fatores importantes para que o médico avalie o melhor tratamento”, explica.

Principais sinais de inflamação


O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada. Já o inchaço surge pela liberação e acúmulo de líquidos.

“A dor é o sintoma que mais leva os pacientes a buscar atendimento médico. Ela aparece quando o edema se intensifica pela liberação de substâncias inflamatórias nos tecidos ou há alguma compressão nervosa. Caso o organismo não consiga terminar com o agente agressor, a inflamação pode se tornar descontrolada causando perda de função ou disfunção orgânica”, explica Dotta.

Mais sinais e tratamento da infecção


Há ainda outros sinais e sintomas relacionados às inflamações que se desenvolvem em outros locais do corpo. Glândulas inchadas e manchas brancas, no caso das inflamações de garganta, são alguns exemplos. Já a infecção de ouvido costuma vir acompanhada de dor, febre e uma secreção espessa e amarelada.   

O tratamento varia de acordo com a causa da inflamação, então, antes de tomar algum medicamento, é importante procurar um médico, que pode diagnosticar com precisão a causa. “Existem várias medicações com ação anti-inflamatória, e cada uma tem sua indicação e sua contraindicação. Hoje, temos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) e anti-inflamatórios hormonais (corticóides). Por isso é importante a avaliação médica especializada”, conclui Dotta.

Dr. Gabriel Dotta é cardiologista e especialista em medicina interna. Graduado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em medicina interna/clínica médica (SES/SC) e em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – CRM-SP 172.476

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
imunidade
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é uma inflamação? Como esse processo acontece no organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.