AchèAchè
    search
    Título

    Gota: É possível se prevenir da doença?

    Dores no corpo
    Sintomas

    Por

    A gota é uma doença inflamatória que resulta do acúmulo de ácido úrico no corpo, seja por uma produção excessiva ou pela dificuldade de eliminá-lo adequadamente. O problema gera crises de inchaço e dor articulares e ocorre principalmente nos homens entre 40 e 50 anos, com sobrepeso ou obesos, alcoólatras e com vida sedentária. Nas mulheres, a gota raramente se desenvolve antes da menopausa.

    Exercícios físicos e alimentação saudável ajudam a prevenir a gota


    De acordo com a reumatologista Hellen de Carvalho, a prevenção do problema passa necessariamente pela adoção de um estilo de vida mais saudável, já que o surgimento da doença está diretamente relacionado ao metabolismo. Controlar o peso e praticar exercícios diariamente estão entre as medidas citadas pela especialista.

    Uma alimentação balanceada também é essencial para prevenir a gota. “Açúcar, doces, refrigerantes, suco de frutas e, da mesma forma, as bebidas alcoólicas, como a cerveja e o licor, aumentam os níveis de ácido úrico e devem ser tomados com moderação e evitados pelos portadores de gota”, afirma a médica. Segundo a profissional, o vinho e o café estão liberados.

    Carne vermelha e frutos do mar não devem ser consumidos por quem tem gota


    Nos casos em que a prevenção não foi possível, é preciso procurar um reumatologista para iniciar o tratamento que, em muitos casos, usa medicações. “O tratamento medicamentoso deve ser individualizado e feito precocemente e consiste em debelar a crise e reduzir os níveis de ácido úrico sem precipitar novas crises e sem causar efeitos adversos”, explica Hellen.

    Entre as medicações estão anti-inflamatórios, analgésicos e corticoides para aliviar o inchaço e a dor, além do uso de gelo na região afetada. Em alguns casos, pode ser necessário retirar o líquido intra-articular. Segundo a especialista, consumir carne vermelha, sardinha e frutos do mar, vísceras e miúdos é proibido até a normalização dos níveis de ácido úrico no sangue. Refrigerantes e bebidas alcoólicas aumentam os níveis de ácido úrico e também devem ser evitados.
    Dra. Hellen de Carvalho é reumatologista, formada em Medicina pela UERJ, especializada em Reumatologia pela UFRJ e atende em Brasília. CRM-DF: 10033
    Foto: Pexels

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes