O que é uma entorse? Como é a recuperação?


  • +A
  • -A

A entorse é definida como uma lesão ligamentar traumática sofrida por uma articulação, devido a um movimento súbito. De acordo com o ortopedista Guilherme Falótico, ela não chega a ocasionar a perda completa da congruência articular. A recuperação varia de acordo com a articulação acometida e a gravidade do trauma.

Fatores de risco, sintomas e entorses mais comuns


“As entorses mais comuns são: tornozelo, joelho e dedos da mão. A prática de esportes de contato é um fator de risco importante para a ocorrência de entorses, seja para lesões durante o deslocamento ou no contato físico com outros atletas ou com a bola. A presença de uma entorse prévia, bem como um pobre controle neuromuscular da articulação, também são fatores de risco”.

Os sintomas da entorse também variam conforme a intensidade da lesão. Se a entorse for ligeira (o tecido é esticado ou levemente rasgado), a dor é branda ou inexistente. Na entorse moderada, a área afetada fica dolorida, às vezes inchada e o movimento é difícil. Já na entorse grave um ou mais ligamentos são completamente rasgados, o que gera muita dor e inchaço, além de hematomas.

Tratamento e prevenção da entorse


“Os casos leves (entorses grau 1) exigem repouso, crioterapia e tratamento com medicações analgésicas e anti-inflamatórias. Já os entorses mais graves (graus 2 e 3) exigem, na maior parte dos casos, a imobilização temporária da articulação acometida, além das medidas citadas anteriormente. O tratamento cirúrgico pode ser necessário, dependendo dos ligamentos lesados”.

Para prevenir o surgimento de entorses é válido adotar algumas práticas simples e eficazes, como, por exemplo, fazer um bom aquecimento antes de praticar esportes e atividades físicas, em geral. Ainda em relação aos exercícios, recomenda-se também fazer um alongamento pós-treino. Aplicar compressas frias em regiões com risco de entorse após o exercício é outra boa medida preventiva.     

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). CRM-SP: 128925

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-no-joelho
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é uma entorse? Como é a recuperação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.