Dores na coluna? Veja dicas para corrigir a postura e prevenir o problema


  • +A
  • -A

Não é por acaso que a dor na coluna é um dos problemas que mais levam indivíduos ao consultório médico. Este incômodo é muito comum e pode ser causado por diferentes fatores. A postura ruim é um dos principais e por isso deve ser corrigida sempre. O policiamento em cada situação rotineira quanto à postura é essencial para evitar dores nas costas.  

De acordo com o ortopedista Guilherme Falótico, a prevenção das dores na coluna pode ser feita por meio de atividade física regular, o que garante o fortalecimento dos músculos do Core (transverso do abdome, multifidus, diafragma e assoalho pélvico). “A contração conjunta desses músculos promove a estabilização da coluna lombar e o controle adequado dos membros superiores e inferiores”, orienta.

Cuidados com a postura no dia a dia e doenças que provocam dores na coluna


Além disso, o médico diz que é preciso buscar maneiras adequadas para sentar, seja no trabalho, em casa ou no transporte, bem como dormir de forma confortável. Evitar carregar peso, como mochilas e malas muito cheias, também é essencial nesse sentido. Por mais que pareça muito simples (e realmente é), a atenção com esses detalhes rotineiros é crucial para o sucesso da prevenção das dores na coluna.

Apesar da maior parte das dores na coluna virem de sobrecarga mecânica por vícios posturais, o desconforto também pode surgir em função de doenças específicas, tais como hérnia de disco, espondilólise, espondilolistese, fraturas relacionadas à osteoporose, tumores e escolioses com curvas acentuadas. “Doenças não ortopédicas também podem levar à dor nas costas, tais como infecções do trato geniturinário, pneumonia, cálculo renal e pancreatite”.

Tratamento para dores na coluna


De forma geral, as dores por sobrecarga mecânica são tratadas de forma não cirúrgica, seguindo as etapas de controle da dor, fase em que as medicações têm papel importante, e reabilitação muscular e postural, em que se utilizam a fisioterapia motora, RPG, pilates, dentre outros métodos. “É essencial procurar ajuda profissional para um correto diagnóstico. Vale ressaltar que dor lombar/torácica não é diagnóstico, mas sim um sintoma que pode advir de doenças diversas”.

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). CRM-SP: 128925

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-nas-costas
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dores na coluna? Veja dicas para corrigir a postura e prevenir o problema"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.