Dor de ouvido: como saber se tenho uma infecção?


  • +A
  • -A

Diversos problemas de saúde podem provocar dor de ouvido. Existem as causas que surgem em outras regiões do corpo mas que acabam gerando reflexos no ouvido, como as dores de garganta e as dores musculares da face, mas há também as causas que têm origem no próprio ouvido. Entre elas estão as infecções, chamadas de otites.

Secreção saindo do ouvido é sintoma de infecção


Para descobrir se a origem da dor de ouvido é uma infecção, é preciso prestar atenção aos sintomas. “Alguns sintomas costumam se associar às infecções de ouvido, como queda da audição, sensação de ouvido tampado e, principalmente, a otorreia, que é quando o ouvido purga”, explica o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

As infecções de ouvido são causadas por vírus ou bactérias presentes no ouvido, mas também podem ser resultado de gripe e do acúmulo de fluidos na região. O problema é mais comum em crianças e bebês, especialmente por causa do sistema imunológico ainda em desenvolvimento. Nesta faixa etária, é possível apresentar ainda febre, dores de cabeça e falta de apetite.

Infecções de ouvido podem ser tratadas com anti-inflamatórios e antibióticos


Ao notar um ou mais sintomas, é importante procurar auxílio de um especialista. “O ouvido é um órgão muito nobre e delicado e, por isso, a avaliação de um médico, de preferência otorrinolaringologista, é muito importante”, afirma Garchet. Em muitos casos, a infecção é tratada com antibióticos, mas seu uso nem sempre é necessário.

“O que deve ser feito como medida inicial é o uso de medicações para dor, como analgésicos e anti-inflamatórios, desde que não haja alergias ou contraindicações específicas para o uso destas medicações”, recomenda o profissional. O médico também indica o uso de compressas mornas na área e, em casos de infecções frequentes, a retirada dos fluidos acumulados.

Dr. Henrique Garchet é otorrinolaringologista, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (Aborl-CCF) e membro efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. CRM-MT: 7805

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Dor de ouvido: como saber se tenho uma infecção?"

Chaguinha Souza

Ouvido e garganta, muita coceira pouca dor. Não sei mas o que fazer. Alergias não sei se é. Já tomei flovoxacino 500MG. Nada resolve.

Cuidados Pela Vida

Oi Chaguinha, o mais indicado é você realizar uma consulta presencial com um especialista, pois o médico terá condições de fornecer um diagnóstico preciso e prescrever um tratamento caso seja necessário. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.