Dor de cabeça constante: o que fazer para lidar com o problema?


  • +A
  • -A

A dor de cabeça constante, ou seja, dor de frequência diária ou quase diária, é chamada pela Neurologia de cefaleia crônica. Segundo o neurologista Daniel Silva de Azevedo, ao notar a presença do problema, o paciente deve procurar um especialista que possa fornecer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado, já que cada tipo de cefaleia requer medidas específicas.

Outra atitude fundamental, segundo o médico, é acabar com o uso exagerado de medicamentos (saiba como eles atuam). “A primeira medida a ser tomada por quem tem dor de cabeça crônica, após o diagnóstico correto, é a retirada do abuso de analgésicos, que é perigoso para a saúde e tende a piorar o problema”, explica o profissional.

O que causa a dor de cabeça constante?


A dor de cabeça constante é uma síndrome que compreende quatro doenças principais: a enxaqueca crônica, cefaleia tensional crônica, hemicrania contínua e cefaleia nova diária. A dor de cabeça constante também pode ser secundária a doenças inflamatórias crônicas das estruturas da cabeça ou do pescoço, como uma sinusite crônica ou uma inflamação de uma das artérias da face.

Hábitos saudáveis aliviam e podem eliminar dor de cabeça constante


A adoção de medidas que visem uma vida mais saudável também é fundamental para aliviar a dor de cabeça crônica. “Não ficar longos períodos sem comer, não fumar, evitar o estresse, ter uma boa noite de sono, praticar atividades físicas regularmente e ter uma alimentação saudável são medidas que melhoram e previnem quadros crônicos de dor de cabeça”, recomenda Azevedo.

Ao mesmo tempo, também é possível recorrer ao tratamento medicamentoso, particularmente, ao uso de medicações moduladoras da dor, como antidepressivos e anticonvulsivantes. De acordo com o neurologista, casos mais refratários também podem se beneficiar da aplicação da toxina botulínica e de sessões de acupuntura. Nos pacientes em que a dor é secundária a problemas da coluna cervical, são recomendadas correções posturais e fisioterapia analgésica.

Dr. Daniel Silva de Azevedo é neurologista, formado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG (Unimontes) e atua no Hospital Israelita Albert Einstein. CRM-SP: 161294

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dor de cabeça constante: o que fazer para lidar com o problema?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.