Sair do banheiro após um banho quente pode causar dor de garganta?


  • +A
  • -A

Sair de um banho quente pode resultar em dor de garganta em função da mudança brusca de temperatura experimentada pelo corpo. O choque térmico torna o organismo mais vulnerável ao desenvolvimento de viroses e infecções na garganta, o que acaba resultando em irritação e dor.

Choque térmico pode causar dor de garganta indiretamente

 

“O choque térmico pode de forma indireta causar dor de garganta. A via aérea superior, que compreende o nariz e a garganta, precisa se adaptar ao ambiente frio para aquecer o ar que antes era quente e agora é frio. Com isso, o nariz tende a obstruir e a respiração se faz toda pela boca, o que gera dor de garganta”, explica o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Outra explicação para esse fenômeno é que quando há um choque térmico, os cílios que limpam a mucosa da boca param de funcionar, o que propicia a entrada de vírus e bactérias no organismo através da própria mucosa. Dessa forma, o indivíduo passa a ter o risco de desenvolver uma virose ou infecção na garganta, tendo a dor como um dos sintomas.

Tratando e prevenindo a dor de garganta

 

Para tratar esse tipo de dor de garganta, é preciso, naturalmente, evitar o choque térmico, em primeiro lugar. “Sair de um ambiente quente para um ambiente imediatamente frio definitivamente não é recomendado. Cuidar bem do nariz também é importante. O nariz que não está funcionando bem pode predispor à dor de garganta”.

Para prevenir a dor de garganta é importante beber bastante água, especialmente quem costuma respirar muito pela boca. Tal prática torna a garganta seca, o que inativa os cílios que impedem a entrada de vírus e bactérias no organismo. A umidade é realmente essencial nesse contexto, então a hidratação ajuda muito.

 

Dr. Henrique Garchet é otorrinolaringologista, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (Aborl-CCF) e membro efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. CRM-MT: 7805

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sair do banheiro após um banho quente pode causar dor de garganta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.