Como funcionam os anestésicos que ajudam a aliviar a dor de garganta?


  • +A
  • -A

Os anestésicos que ajudam a aliviar a dor de garganta são utilizados localmente, bloqueando os nervos que conduzem os estímulos sensitivos e dolorosos para o cérebro. De acordo com o pneumologista Alexandre Kawassaki, esse bloqueio é reversível e o seu tempo de duração varia de acordo com o anestésico.

 

Função dos anestésicos e causas da dor de garganta

 


Os anestésicos amenizam a dor. Sua função é aliviar apenas este sintoma. Portanto, não possuem qualquer ação no tratamento da causa da dor”, afirma. A importância desses medicamentos para o tratamento é justamente melhorar a qualidade de vida do paciente, enquanto as outras medidas que efetivamente combatem as causas da dor são utilizadas.

Segundo o médico, a principal causa da dor de garganta é a faringite, causada por vírus. Resfriados (pela secreção nasal que escorre por trás do nariz), amigdalites, laringites e outras infecções de vias aéreas superiores também estão associadas à dor de garganta. Ele aponta ainda a candidíase oral (popularmente conhecida como “sapinho”), que é comum em usuários de corticoides, geralmente para o tratamento da asma.

“Há ainda as causas não infecciosas, cujas principais são: lesões locais causadas por alimentos (espinha de peixe, por exemplo), tumores (especialmente em etilistas e tabagistas crônicos), alergias (nas pessoas mais sensíveis) e refluxo gastroesofágico”. Vale destacar que para cada tipo de causa é recomendado um tratamento específico.

 

Tratamentos para dor de garganta

 


Quando a causa da dor de garganta é infecção viral, o tratamento é o mesmo,
baseando-se em analgésicos e antiinflamatórios. Nas infecções bacterianas o tratamento é feito com antibióticos e nos casos de candidíase oral recomendam-se os antifúngicos. “O diagnóstico deve ser feito por um médico, então o tratamento é diferente e direcionado à causa da doença”, completa Kawassaki.

 

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki é pneumologista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui doutorado em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua na Clínica de Doenças Respiratórias Avançadas (CDRA). CRM: 117.803 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como funcionam os anestésicos que ajudam a aliviar a dor de garganta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.