A amebíase pode ser confundida com outras doenças e parasitoses intestinais?

  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade brasileira de Infectologia, a amebíase é uma doença parasitária que gera cerca de 50 milhões de casos invasivos por ano. Dentre os sintomas do quadro, os principais são comuns a outras doenças intestinais/gástricas, como dor abdominal, diarreia, enjoo e vômito.  

Sintomas da amebíase


“A amebíase pode ser
confundida com outras parasitoses, como salmonelose e giardíase, e também com doença intestinais, como síndrome do intestino irritável, retocolite ulcerativa e doença de Crohn, devido à semelhança dos sintomas”, afirma a gastroenterologista Fernanda Oliverio.

Segundo a especialista, dores abdominais e diarreia com presença de muco e sangue nas fezes são os sintomas mais importantes em um quadro de amebíase. “Em alguns casos, podem aparecer também náuseas, vômitos, mal-estar, cefaleia (dor de cabeça) e febre”, complementa a médica.

Diagnóstico, tratamento e cuidados de higiene


Como esses sintomas podem indicar outras doenças, é fundamental procurar um médico especialista para realizar o diagnóstico correto o quanto antes. Caso se trate, realmente, de um quadro de amebíase, aí sim o tratamento adequado deve ser iniciado, não apenas com uso de medicamentos específicos, mas também
cuidados rotineiros de higiene

A amebíase se estabelece pela ingestão dos cistos do parasita correspondente ao quadro (Entamoeba histolytica), os quais são provenientes de fezes contaminadas. Estes cistos se fazem presentes na água fornecida em regiões com saneamento básico deficiente, o que acaba resultando também na contaminação de alimentos. Sendo assim, deve-se buscar sempre lavar bem as mãos e os alimentos para evitar riscos. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Infectologia:

 

https://www.infectologia.org.br/pg/996/amebiase

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Oliverio

Dra. Fernanda Oliverio

Gastroenterologia

CRM: 17655 / SC

TAGS
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A amebíase pode ser confundida com outras doenças e parasitoses intestinais?"

Eliana Pereira

Meu intestino funciona de forma bem regular normalmente as fezes são bolinhas ressecadas. Toma por falta de 3 l de água por dia, e arroz integral leite sem lactose. Mas mesmo assim toda esta irregularidade por vezes observo algum sangue nas fezes ou algum muco. Tenho dificuldade de digestão, e refluxo. Esses sintomas estão relacionados a amebíase?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Eliana. Especialistas afirmam, que os principais sintomas em um quadro de amebíase são: cólicas abdominais e diarreia com presença de muco ou sangue nas fezes. O paciente também pode apresentar gases, náusea, vômito, perda de apetite e de peso, febre e fadiga. Na presença desses sintomas (ou de pelo menos alguns deles), deve-se buscar imediatamente um médico, para que este realize o diagnóstico e prescreva o tratamento adequado. Segue matéria com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/principais-sintomas-da-amebiase Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.