Como aliviar as dores da cólica menstrual?


  • +A
  • -A

Chamada pelos médicos de dismenorreia, a cólica menstrual é um dos sintomas mais característicos da menstruação e pode estar acompanhado de náuseas, vômitos, cansaço e dor de cabeça. As mulheres devem se consultar com um especialista para conhecer as medidas que ajudam a aliviar as dores das cólicas menstruais, que podem ser muito incômodas.

“Podemos amenizar por meio do uso de medicamentos. Os que usamos com frequência são os anti-inflamatórios não esteroides, que agem diminuindo a liberação das prostaglandinas”, afirma a ginecologista e obstetra Elisabete Pinheiro. As prostaglandinas promovem as contrações do útero que resultam nas cólicas menstruais.

 

Anticoncepcionais podem reduzir cólica menstrual

 


Outros medicamentos que também são recomendados são os anticoncepcionais hormonais. De acordo com a profissional, esta classe de medicações também pode ser utilizada para diminuir ou eliminar a dor das cólicas, desde que a paciente seja acompanhada por um especialista que verifique a inexistência de
contraindicações para seu uso.

Existem ainda medidas não medicamentosas capazes de ajudar a aliviar a cólica, que pode permanecer durante toda a menstruação. “Exercícios físicos regulares, ingestão de líquidos, dieta pobre em gorduras, mas rica em fibras, e bolsas de água morna na região pélvica também são importantes para amenizar a queixa”, cita Elisabete.

 

Intensidade da dor provocada pela cólica menstrual varia entre as mulheres

 


A cólica menstrual não é igual em todas as mulheres. Algumas quase não sentem sintomas, enquanto outras reclamam de dores que impedem até mesmo de trabalhar e estudar. Alguns fatores podem potencializá-la, como a nuliparidade, ou seja, o fato da mulher nunca ter tido filhos, o tabagismo, um índice de massa corporal muito baixo ou muito alto e ter tido a primeira menstruação antes dos 12 anos de idade.

 

Dra. Elisabete de Souza Pinheiro é ginecologista e obstetra e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52730599 – Página no Facebook

 

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como aliviar as dores da cólica menstrual?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.