Como fazer para aliviar a dor de dente?


  • +A
  • -A

A dor de dente é um sintoma que ocorre por diferentes causas, tais como cárie, traumas, doenças de gengiva e infecções. O tratamento específico para cada uma delas é a melhor opção para solucionar de vez o incômodo, mas também há como apenas amenizá-lo por meio de alguns métodos. Estes são ideais nos momentos em que não é possível ir até o dentista imediatamente.

Remédios para dor de dente


Uma das formas mais utilizadas para aliviar a dor de dente
é o uso de analgésicos. Antibióticos também podem ser usadas em casos de infecção com presença de pus. Todavia, a dor de dente não depende apenas de medicamentos para ser amenizada. Práticas caseiras e simples também auxiliam neste sentido.

“Um dos meios que pode ser usado é o bochecho com água morna e sal. O sal funciona para eliminar a infecção, visto que a maior parte das dores de dente são causadas por infecção, e a água morna ajuda a drenar a secreção e alivia o tecido inflamado. Em alguns casos, utiliza-se gelo, pois ele gera uma redução do fluxo sanguíneo, diminuindo também o inchaço”, informa o dentista Johnathan Marcondes.

Alimentos que ajudam a amenizar a dor de dente


O especialista aponta que alguns alimentos também ajudam a aliviar a dor de dente, tais como alho e cravo. “O alho possui propriedades medicinais que podem reduzir a dor imediatamente, além de conter ação bactericida. Já o cravo, rico em substância analgésica, é uma das escolhas mais simples para diminuir a dor. Basta mascar o cravo, tomar chá de cravo ou aplicar óleo de cravo no local do desconforto, mas tendo o cuidado de não deixar em contato por muito tempo com a mucosa, para evitar possíveis queimaduras”.

Outra ótima opção para dor de dente é o própolis, poderoso anti-inflamatório que também possui ação bactericida e cicatrizante. Associado ao chá de macela, ele se torna ainda mais poderoso, pois este aliado também conta com propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Por último mas não menos importante: passar o fio dental e escovar os dentes. Esses hábitos diários de limpeza são fundamentais, pois a comida que fica entre os dentes pode deixar a região inflamada e dolorida.  

Dr. Johnathan Marcondes é cirurgião-dentista formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com pós-graduação em lentes de contato dental e facetas de porcelana. É membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) e proprietário da Clínica Top Dente. CRO-PA: 4456

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como fazer para aliviar a dor de dente?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.