Dor nas juntas: Hora de procurar um ortopedista ou um reumatologista?


  • +A
  • -A

A dor nas juntas, nome popular dado à dor nas articulações, deve ser tratada por um ortopedista ou reumatologista, principais especialistas que lidam tanto com a parte articular quanto óssea. No entanto, dependendo das causas e dos outros sintomas que aparecem junto a essa dor, um profissional pode acabar sendo mais indicado que o outro, já que entre eles existem algumas diferenças.

 

Reumatologista e os processos inflamatórios e degenerativos

 


“O ortopedista trata das afecções do aparelho locomotor de diversas etiologias (congênitas,  degenerativas, infecciosas, tumorais). O reumatologista também trata das afecções do aparelho locomotor, mas com maior atenção nos processos inflamatórios e degenerativos. Portanto, os dois profissionais podem ser consultados frente à dor nas juntas”, explica o ortopedista Túlio Cardoso.

Ou seja, se a dor vier acompanhada de inflamação e degeneração nas articulações, a escolha pelo reumatologista será a mais adequada. A artrite reumatóide é um bom exemplo de associação de dor e inflamação. A osteoartrite, ou artrose, por outro lado, provoca degeneração da cartilagem de uma articulação, sendo a causa mais comum de dor articular em adultos com mais de 45 anos de idade.

 

Especialidades complementares

 

Outro ponto de separação entre ortopedistas e reumatologistas é a possibilidade de realizar cirurgias. Apesar de ambos tratarem as doenças do aparelho locomotor de forma conservadora, com uso de medicação e orientação fisioterápica, apenas o ortopedista pode realizar procedimentos cirúrgicos.

No fim das contas, as funções dos dois profissionais são complementares. “Se um paciente esgotar seu tratamento conservador com o reumatologista, é o momento do ortopedista intervir realizando, por exemplo, uma substituição articular (implante de prótese). Geralmente isso ocorre nos pacientes em fase mais avançada, com deformidades e limitações funcionais”, completa Cardoso.

 

Dr. Tulio Pereira Cardoso é doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRM-SP: 38605

Foto: Shutterstock

TAGS
medico
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Dor nas juntas: Hora de procurar um ortopedista ou um reumatologista?"

Arthur

Ola tenlho uma dor nas articulação atrás do joelho e me sinto muito mal quando está dor vem tem horas que me bate uma vontade de sair gritando de dor qual médico devo procurar

Cuidados Pela Vida

Oi Arthur, você pode realizar uma consulta com o clínico geral, onde após a avaliação dos sintomas poderá indicar o profissional adequado. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.