Salsichão, pé-de-moleque, milho verde: Quais quitutes de festa junina são os maiores vilões para quem quer manter o peso?


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Em mês de festa junina – celebração que hoje em dia chega a se esticar até julho – a tentação para comer coisas gostosas é enorme. Seja doce ou salgado, tem de tudo e pra todos os gostos. O problema é que as guloseimas podem comprometer o planejamento de quem está buscando emagrecer. Dentre os quitutes tradicionais, muitos são um “prato cheio” (literalmente) para o ganho de peso, mas há também opções que cabem em uma dieta balanceada.

“O milho verde não pode ser considerado vilão, pois ele é um dos melhores (se não o melhor) alimentos típicos das festas juninas”, afirma a nutricionista Daniella Chein. “Rico em fibras, o milho não só proporciona as calorias necessárias para o metabolismo saudável diariamente, mas também é uma rica fonte das vitaminas A, B e E, além de muitos minerais”.

 

Pé de moleque e salsichão podem ser considerados vilões da festa junina

 


Por outro lado, o pé de moleque e o salsichão não são indicados pela especialista, pelo menos para quem deseja seguir uma alimentação saudável. Mesmo assim, o pé de moleque pode contribuir para o controle do peso. Apesar de ter uma quantidade extremamente elevada de açúcar e ser ainda mais calórico por conta do amendoim, rico em gordura, ele proporciona saciedade e pode acelerar o metabolismo em até 20%.

Já o salsichão não apresenta nenhum benefício. Além de conter muito sódio, é um alimento bastante calórico e pobre nutricionalmente. “Podemos encontrar no salsichão carne mecanicamente separada de aves, água, carne bovina, proteína de soja, sal, amido, temperos, regulador de acidez, aromatizantes, antiumectante, estabilizantes, conservantes, realçador de sabor e corantes”, diz a nutricionista.

 

Mantendo o equilíbrio saudável sem abrir mão das delícias juninas

 


Por mais que algumas comidas de festa junina engordem e façam mal à saúde, é possível manter um equilíbrio que permita não abrir mão das delícias que entram em alta nesta época do ano. “O milho já foi apresentado como excelente opção, mas os caldos e sopas também devem ser lembrados, pois alimentam, aquecem do frio típico e não são tão calóricos. Isso sem contar as versões dos doces sem açúcar ou com adoçante culinário”, completa Daniella.

 

Dra. Daniella Chein é nutricionista, formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

Foto: Shutterstock

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