Como largar o refrigerante? Veja as melhores opções para desapegar da bebida


  • +A
  • -A

Limão, uva, cola, laranja são alguns dos sabores de refrigerantes encontrados atualmente em mercados, lanchonetes e restaurantes. Apesar de o gosto ser atrativo ao paladar de muitas pessoas, os médicos desencorajam veemência o consumo desse tipo de bebida, principalmente na infância. Um dos motivos é a falta de benefícios para a saúde do corpo, já que os refrigerantes são produtos que não acrescentam qualquer valor nutritivo ao organismo.

Dicas para abandonar o vício nos refrigerantes


Mas, existem também os problemas que a bebida pode causar. “Além de serem carregados de açúcar e de substâncias químicas prejudiciais e que o corpo simplesmente não reconhece e, consequentemente, não sabe processar, os refrigerantes acidificam o sangue e fazem com que nosso organismo perca nutrientes importantes”, explica a nutricionista Giovana Morbi. Entre eles está o cálcio que, com o tempo, pode levar ao desenvolvimento de osteoporose.

Para quem está acostumado a consumir os refrigerantes diariamente pode não ser fácil, mas a profissional tem algumas dicas que podem ajudar quem deseja desapegar dessa bebida. A primeira delas é trocar aqueles de cor forte por um sem cor, como é o caso dos refrigerantes de limão. A substituição reduz a quantidade de corantes e de aromatizantes que entram no organismo.

Refrigerantes podem favorecer desenvolvimento de diabetes


Mas, se o vício for muito grande, Giovana acredita que a melhor opção é adotar uma postura 
mais radical. “Tire de uma vez, porque se for aos poucos corre o risco de nunca abandonar o hábito. Será bem difícil nos primeiros dias ou semanas, mas quando a pessoa sente os benefícios de eliminar esse produto da vida, nem quer mais beber”, afirma a nutricionista.

Para matar a vontade de beber refrigerante, a profissional recomenda consumir água com gás e limão ou um pouco de suco de uva ou maçã integral sem açúcar. Evitar esse tipo de bebida é também uma maneira de se prevenir contra o desenvolvimento do diabetes, de distúrbios do sono e de doenças cardiovasculares, como insônia e hipertensão.

Dra. Giovana Morbi é formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076 – http://www.giovanamorbi.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diabetes
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como largar o refrigerante? Veja as melhores opções para desapegar da bebida"

Mauro Lima

Comece por deixar o copo com refri do lado do prato e não tome nada até terminar de comer. Em seguida verá que dificilmente conseguirá tomar todo o copo. Com o tempo você esquecerá até de tomar . Outra coisa é mastigar pelo menos 10 vezes, mantendo os talheres apoiados no prato, verá que a deglutição fica bem favorável sem necessidade de auxílio do refri para empurrar o alimento para o estômago. Persevere!!

Cuidados Pela Vida

Olá Mauro, é isso mesmo. Excelente dica, o importante é cuidar da saúde. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.